sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O contato humano ainda é o preferido pelos clientes

Com tantas opções de canais de comunicação criados a partir da internet, redes sociais e reforços a canais já existentes, é comum ficarmos em dúvida sobre as preferências dos diferentes grupos de clientes. Buscando auxiliar na decisão, a E-Consulting, realizou um estudo com 563 clientes de 84 empresas de setores como lojas, supermercados, bancos, telefonia, indústria, bens de consumo, farmácias, dentre outros. O resultado mostrou que o contato humano ainda é o preferido pelo consumidor para se relacionar com as empresas, tendo sido apontado por 35% dos entrevistados. O telefone para SAC ou Call Center vem logo a seguir, com 28% e contatos pelo site com 18% das citações. Serviços como correio/catálogos ainda são preferidos por 7% dos entrevistados, enquanto os quiosques de auto-atendimento ficaram com 4%, redes sociais com 3%, e-mail com 3% e chat também com 3%. O coordenador da pesquisa estima que em 2011 estes números devem mudar significativamente, com as preferências pelas mídias sociais ficando com 15%, especialmente em função do crescente aumento do uso das mídias sociais pelos brasileiros. Para quem desejar mais informações, sugiro a fonte destas informações www.e-consultingroup.com.br      

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