terça-feira, 23 de novembro de 2010

Organizando a equipe

                 Muitos gestores se queixam de suas equipes e os problemas relatados são algumas vezes vagos e outras, incoerentes. A primeira coisa que pensam é em demissão, mas logo lembram que já fizeram isso e não resolveu. A seguir, 4 sugestões importantes para melhorar o desempenho da organização:
                Converse com a equipe:
                Há gestores que raramente reúnem o pessoal para uma conversa e certamente não sabem, que isso gera silenciosamente, grandes problemas. Reúna a todos periodicamente e estabeleça um diálogo, isto é, um momento tranqüilo e respeitoso onde todos possam falar sem receio de retaliações. Quando o líder falar, deve ser transparente, direto e objetivo deixando claro o que espera da equipe e de cada um. Seriedade e positivismo são duas palavras-chave. Para buscar soluções e gerar comprometimento, a reunião deve ser sempre uma boa lembrança. Reunir todos num café da manhã, por exemplo, pode ser uma boa opção.
                Boas equipes são qualificadas permanentemente e intensivamente:
                A falta de qualificação das equipes gera falta de argumento, de conhecimento e a conseqüência são as baixas no faturamento. Quem não enxerga quando sua equipe precisa de qualificação está sofrendo de “miopia gerencial”. Ações de qualificação são importantes em todos os pontos da organização, pois colaboradores bem preparados cuidarão de todos os detalhes para que todos os que dependem do seu trabalho façam suas atividades bem feitas, garantindo o melhor atendimento ao cliente.
                Não confunda qualificação da equipe com motivação:
       Muitos gestores hoje em dia parecem confundir a necessidade de sua equipe aprender como fazer suas atividades, compreender melhor o comportamento do consumidor, inserir-se nas novas tendências de consumo, com palestras de motivação. A qualificação tem a função de ensinar a fazer e a motivação auxiliará a terem mais vontade de fazer. As duas atividades são fundamentais em qualquer negócio e cada uma precisa do espaço e do momento adequado. Gente motivada, não sabendo bem o que fazer, pode gerar uma grande confusão!
      Contrate bem:
      O lucro de uma empresa começa com as contratações corretas. Converse, treine, qualifique e motive. Se não funcionar, comece a substituir quem não se encaixa. Traga  “sangue novo” para sua equipe renovando o clima e dando um “gás”. Um bom profissional é capaz de renovar o ânimo de toda a equipe e inclusive o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...