quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A estratégia do pequeno varejo na competição com os grandes

               Na concorrência com um grande competidor, é comum os varejistas de pequeno porte terem dúvidas sobre qual a melhor estratégia. Existem no Estado, no país e no exterior, muitas experiências de sucesso e a imensa maioria delas está focada na estratégia de posicionamento chamada “guerrilha”.
                São muitas as ações que podem ser feitas na estratégia de guerrilha para o varejo e cito 4 das mais freqüentes. 1 - Criar experiências mais pessoais – a pessoalidade e a proximidade gera uma sensação de maior controle dos contatos do cliente que se sente mais seguro e tem mais confiança no que está comprando. 2 - Focar nos clientes – enquanto grandes lojas precisam focar os processos para não perder o controle dos negócios que ficam complexo conforme aumentam de tamanho, o gestor do pequeno varejo deve focar o tempo que sobra por controlar processos mais simples, na dedicação e atenção para a satisfação total do seu cliente, gerando aproximação de interesses, dialogando, criando relacionamentos e fidelização. 3 - Medir a lucratividade e não as vendas – o gestor do varejo de pequeno porte deve ter clareza de que a única medida legítima do sucesso de pequenas empresas é a lucratividade e não o volume de vendas. Por este motivo, os pequenos varejistas de sucesso adicionam valor, fazendo aquele pouco a mais que os grandes não conseguem. Cumprimentar pelo nome, dizer que estava guardando para ele as últimas unidades de ..., ou o mais belo... porque você sabe que são do gosto dele/a. 4 – Potencializar a equipe – um pequeno varejo pode economizar em número de pessoas, para investir em qualificação dos profissionais. As grandes redes não conseguem competir com os pequenos na qualificação do atendimento e na atenção ao cliente. Isso somente pode  ser proporcionado por pessoas bem qualificadas, se for o seu caso, aproveite a oportunidade. O varejista que quer competir com os grandes players precisa estruturar o seu negócio para fazer com que o freqüentador do seu ponto-de-venda sinta-se especial, mesmo quando vier fazer uma compra rápida.

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