segunda-feira, 11 de abril de 2011

Investir em mais clientes ou nos bons clientes?

        Uma das situações que se tenta corrigir quando fazemos consultoria é a relação de investimentos em atração de novos clientes, comparada com os investimentos em fidelização dos clientes atuais. Você que está lendo, procure analisar quanto a sua organização investe em manter quem já é cliente, evitando que ele busque outra solução. Para facilitar, faça uma análise criteriosa de quanto é investido para manter os melhores clientes. Uma das questões primordiais para se entender depois que o negócio está estruturado, é que são os seus BONS clientes que garantem o desenvolvimento e a sobrevivência da organização! Quantos eles são? Quem eles são? Porque eles são os melhores clientes? Antes de avaliar esta relação de investimentos, procure definir exatamente o que é um bom cliente para o negócio. Depois, invista nestes, que eles auxiliarão a trazer outros. Concordo com o autor Richard Whiteley, que diz que organizações incapazes de se relacionar com o cliente a ponto de mantê-lo, despendem muito dinheiro simplesmente para substituir o cliente que está perdendo.

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