terça-feira, 17 de maio de 2011

Fundamentos de uma boa venda

               Existem pessoas que acham que só pelo fato de atender com a chamada boa educação, já estão fazendo o suficiente. Atender bem é muito mais do que isso, pois a “boa educação” é o mínimo necessário para um bom convívio em qualquer lugar, mesmo que alguns não se dêem conta disso.
                Para quem é profissional de vendas, ou dirige equipe de vendas, não deve esquecer dos fundamentos de uma boa venda:
                - As relações com os clientes: não só no contato direto, mas também na satisfação das necessidades que forem percebidas. Há vendedores limitados que pensam que um mínimo de cordialidade já satisfaz. Não funciona assim! TUDO na empresa se relaciona com o cliente, incluindo equipamentos, móveis, paredes, aberturas, mas principalmente as pessoas.
                - Atmosfera da venda: o ambiente precisa ter uma energia positiva, com um clima positivo entre as pessoas, cheiros, luzes, temperatura, sons cores e conversas agradáveis e positivas. O melhor é uma mistura de descontração com intensidade e seriedade e informalidade com profissionalismo.
                - Resultados positivos: para ser uma boa venda precisa gerar resultados positivos, tanto em lucratividade, como em fidelização e indicação de clientes novos, pelos clientes atuais e atração de novos clientes pela repercussão dos resultados. 
                Estes fundamentos parecem óbvios, mas todos nós que somos clientes uns dos outros, sabemos que seguidamente estes fundamentos são esquecidos. A razão, novamente é aquela velha máxima: “não basta saber, é preciso fazer”.

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