quarta-feira, 18 de maio de 2011

Propaganda “Boca a boca” – buzzmarketing

               Com freqüência ouço alguém dizer a empresa x ou y se promove no “boca a boca”, justificando por que fazem pouco ou nada quanto a anúncios em veículos de mídia em geral. O popular “boca a boca”, é também chamado de buzzmarketing, pelos estudiosos e pesquisadores e é uma “arma” poderosa. O termo “arma” não é somente força de expressão e explico: um anúncio em jornal, rádio, TV, jornal, outdoor, internet, mesmo que seja muito mal feito e veiculado inadequadamente, na pior das hipóteses terá efeito nulo, porém, o “boca a boca”, tanto pode promover muito mais, como pode causar grandes prejuízos para um produto, marca, ou empresa, quando os comentários são negativos.
                Sabendo da crescente influência e do número de pessoas que se ligam as mídias sociais, o poder do buzzmarketing é cada vez maior e mais difícil de controlar, tomando proporções inimagináveis em algumas situações. Portanto, o “boca a boca” precisa ser muito mais do que uma desculpa para não anunciar, é fundamental dar razões para as pessoas falarem bem dos seus produtos, do seu atendimento, das suas marcas, dos seus profissionais, das fachadas, vitrines, do que ouvem, do que sentem, do que lembram de seu estabelecimento.
                Sugiro que você vá agora, para o outro lado da rua e olhe para a sua empresa como se fosse um possível cliente. Depois vá se aproximando, olhando tudo em detalhes, entre no PDV e siga observando tudo, como se estivesse para comprar ou solicitar informações. Depois, volte para onde estava e pergunte-se criticamente, quais e quantas razões a sua empresa dá para as pessoas comentarem o nome da sua empresa e o que ela oferece. Para finalizar, pense novamente sobre o que você está fazendo para o seu marketing “boca a boca” funcionar.   
               

Um comentário:

  1. Nos dias de hoje ainda tem as mídias sociais que também ao meu ver pode ser um marketing boca-a-boca, pois nas redes sociais, blog as pessoas estão falando, comentando, criticando sobre as empresas seus produtos e/ou serviços para qualquer pessoa que for visulizar suas informações. Isso é um motivo importante para as empresas monitorá-las. Muito bom os post. Parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...