quarta-feira, 22 de junho de 2011

Decidir é preciso!

            Decisões são escolhas, mas para escolher é preciso ter atitude, que é hoje cada vez mais reconhecida como qualidade fundamental para alguém ser considerado competente. Competência é um conjunto, formado por conhecimentos, habilidades e atitudes. Em outras palavras, são competentes os que sabem fazer e praticam o aquilo que sabem.
            O conceito é antigo e está presente nas pessoas legitimamente competentes,  como já observava Lao Tsé, primeiro filósofo Taoísta (640 a.C.), quando disse: “Saber e não fazer, é ainda, não saber!”
          Na dimensão pessoal, às vezes até sem perceber, tomamos decisões diariamente, que afetam a nossa vida em diferentes níveis de profundidade. O gestor toma decisões de pequeno e grande porte a todo o momento, só que o nível de complexidade destas decisões pode alterar a vida profissional e pessoal de muita gente. Quando o estrategista da organização toma uma decisão errada, pode-se perder muito, inclusive alguns dos melhores e mais valorosos talentos. Os erros nas tomadas de decisões vão minando aos poucos, a imagem, a credibilidade e o desenvolvimento da organização, que outrora foi conquistado às custas do esforço e da competência muitas vezes dele mesmo e de tantos colegas. Acredito que os pequenos erros, aqueles que poucos percebem, quando somados, prejudicam mais do que um grande erro, percebido pela maioria, pois aí soam os sinais de alerta alto e as eventuais intervenções acontecem.
            Com receio das conseqüências de eventuais decisões equivocadas, talvez por insegurança, há quem vá protelando determinadas decisões. Porém, este é em geral o erro mais grave, pois a pior decisão é não decidir! Precisamos ter em mente que quem decide pode errar e principalmente, que quem não decide já errou!     
              Na maioria das vezes, as decisões não tomadas, só agravam a situação, que no início poderia ter uma solução fácil, mas que vai ficando mais difícil com o passar do tempo. Lembre-se que para viver e gerir melhor é preciso decidir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...