terça-feira, 7 de junho de 2011

Excelência em Gestão na Serra Gaúcha


                 Volto de visitas à empresas da serra gaúcha com a impressão reforçada de que o empreendorismo coletivo é um dos fatores preponderantes para o longo e impressionante ciclo de prosperidade e desenvolvimento empresarial que vive aquela região.
                Uma das empresas visitadas foi a Malharia Anselmi, de Farroupilha, que possui cerca de 320 funcionários e trabalha 4 turnos, de 6 horas por dia, ou seja, a produção não pára. A produção é marcada pela qualidade e eficiencia dos processos, planejados com alta precisão, pelo setor de engenharia de produto e processos. O PDV da fábrica, onde apenas lojistas podem comprar, impressiona pela excelente disposição e exposição de produtos, valorizados pela decoração e principalmente pela iluminação bem projetada pelo merchandising.
                Outra empresa visitada em Farroupilha foi a ITM, fabricante de tecidos para a indústria calçadista, das maiores e mais conhecidas marcas em mais de 20 países. O sócio e Diretor Presidente da holding controladora, Rogério Milagre nos acompanhou na visita às instalações da empresa, que marca pela tecnologia, mas principalmente com o cuidado com o ambiente e exemplar zelo pelo bem estar, conforto e satisfação dos colaboradores, em sua maioria, tecelões. Tivemos um delicioso almoço no belíssimo refeitório da empresa, que conta dentre outros materiais de acabamento de excelente qualidade e bom gosto, com um piano de cauda, grande e bela lareira, mesas de jogos, vista para os lagos e um enorme e belíssimo jardim, onde circulam coelhos, pavões e pássaros diversos.
                Ainda em Farroupilha, visitamos a Administração das Lojas Colombo, onde tivemos palestra com o Gerente de Planejamento de Vendas e com a Gerente de Comunicação. Tivemos acesso às mais recentes campanhas e à ações mercadológicas que estão por entrar no mercado, mostrando uma empresa cada vez mais ligada presente na vida dos seus clientes.
                Em Bento Gonçalves visitamos a Móveis Bertolini, conhecendo a fabricação de cozinhas em aço, a organização da logística e integração com as outras 8 unidades fabris do grupo e ainda as políticas de gestão de manutenção de talentos, onde o fator mais impressionante é o conjunto de benefícios aos colaboradores.
                Também em Bento Gonçalves visitamos a Vinícola Miolo, cujo caso da Miolo Wine Group é um exemplo de empreendedorismo coletivo, que abordaremos nos próximos textos.


 

Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...