terça-feira, 6 de setembro de 2011

A capacidade de ver o que os outros não vêem

                As estrelas não se conformam!” é a frase de Arthur Bender, da agência Key Jump e ADVB-RS, que compartilho com os leitores nesta semana. 
              Um dos questionamentos que mais povoam nossas mentes é o que faz determinadas pessoas terem mais oportunidades, mais sucesso, mais prosperidade. No que tange aos que estão fazendo mais sucesso nos negócios, via de regra são aqueles que criaram um produto diferente, ou um conceito próprio, apresentando propostas diferentes do que era considerado normal pelo mercado, ou pela sociedade, distinguindo de tudo o que se conhecia até então. Também tem aqueles que apostaram numa técnica diferenciada de fazer a mesma coisa que todos já conheciam e outros ainda conseguiram transformar seu estilo pessoal na diferença para projetar sua imagem. O que eles têm em comum? Fizeram de forma diferente, tornaram-se diferentes e por isso passaram a chamar a atenção de cada vez mais gente, ganhando notoriedade, sucesso, prosperidade. Vemos que em todos estes casos acrescenta-se uma diferença de valor ao segmento em que atuam, criaram seu próprio nicho no segmento e uma marca única através do seu estilo. Estes negócios, estas empresas e estas pessoas, marcaram definitivamente o mercado e a sociedade como os melhores no segmento que eles próprios inventaram.
                “As estrelas não se conformam!”
                Sempre que se faz um estudo mais aprofundado, verifica-se que os medianos (os mais ou menos) continuam apostando na ideia de adaptar-se aos conceitos que já existem. Contentam-se em entrar no mercado e tentar sobreviver de acordo com as regras já estabelecidas, fazendo tudo “direitinho”. Quem quer ser “estrela” e quem quer transformar seus negócios em “estrelas” não consegue se conformar e não consegue trabalhar direito para deixar tudo como está e fazer tudo conforme o que já existe. É preciso se questionar o tempo todo e não se conformar com as todas as normas existentes e com as expressões derrotistas e comodistas como “sempre foi assim” ou “só dá certo assim”, ou ainda outras expressões para deixar tudo como está, permitindo que a concorrência faça a “festa” sozinha. Os medianos adaptam-se as regras, mas estrelas buscam subverter as barreiras e criar seu próprio mercado, onde será único, incomparável... estrela. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...