terça-feira, 25 de outubro de 2011

Compartilho esta semana uma frase que lembro seguidamente “A vida começa onde termina sua zona de conforto”. (Neale Donal Walsch)

Motivação não é pelo outro
                Daniel Pink tem sido um dos nomes citados com frequência em matérias sobre negócios no New York Times, Havard Business Review, HSM Management e outras. O pensador tem dois Best Sellers fazendo sucesso no Brasil, que são “O cérebro do futuro” e “Motivação 3.0”. Dentre outros conceitos importantes, Daniel reforça que “Motivação não é algo que uma pessoa faça pela outra. É algo que a pessoa faz por si mesma.” O autor relembra que há 50 anos a ciência mostra que dar uma recompensa quando você acertar e uma punição quando você errar, vai motivá-lo para algumas coisas e para outras não. As pesquisas mostram que este incentivo funciona para tarefas simples e de curto prazo.
                Os estímulos de recompensa financeira, por exemplo, motivam de forma poderosa para quando há necessidade de foco em resultados de curto prazo e em tarefas simples. Por outro lado, quando há necessidade de criatividade, engenhosidade, este foco no resultado de curto prazo pode atrapalhar e um ambiente criativo, inspirador, de relações agradáveis, de reconhecimento profissional pode ser o principal motivador. 
                Acredito que você pode melhorar a motivação de sua equipe, criando situações diferentes, para diferentes necessidades da equipe e da sua organização. Experimente e avalie os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...