terça-feira, 4 de outubro de 2011

         
            Para iniciar a reflexão desta semana, compartilho pensamento de Phillip Kotler na abertura do Seminário Marketing 3.0 em sua passagem pelo Brasil, na semana passada “Produtos incríveis, clientes satisfeitos e criação de valor para a sociedade. É sob esta ótica que está centrado o Marketing 3.0”

Investimento em 3 frentes
No já mencionado Seminário do qual tive o privilégio de participar, Kotler afirmou que o empresário deve investir em 3 frentes:


1. Gerenciar o presente – Eliminando a gordura e abandonando produtos, segmentos, clientes e territórios não lucrativos. Aprimorando as operações de todas as áreas, principalmente a mercadológica e adequando-se ao tamanho certo de sua empresa, no negócio atual.
2. Esquecer seletivamente o passado – Investindo em produtos que já estejam prontos, aproveitando oportunidades e explorando mudanças não lineares.
3. Criar o futuro – formular um grande novo projeto estratégico que proporcionará direção, motivação e desafios.
O “pai do marketing moderno” apresentou ainda 3 funções essenciais que o marketing deve desempenhar:
a) Sobrevivência - monitorando as mudanças no mundo dos negócios de modo a ter domínio sobre as incertezas.
b) Sucesso – desenvolvendo o modelo de negócios mais apropriado para a configuração atual do mercado e da concorrência.
c) Sustentabilidade – encontrando continuamente novas maneiras de fazer negócios e de permanecer à frente dos concorrentes.
Para que isso aconteça, em geral é preciso fazer pelo menos 5 mudanças: 1- Criar estratégias de marketing avaliando o impacto da empresa em seu mercado; 2- Controlar a mensagem estimulando a rede de contatos; 3- Aperfeiçoar a atuação no mercado paulatinamente fazendo inovação generalizada; 4- Gerenciar os investimentos em marketing inspirando excelência em marketing; 5- Ter foco operacional, ou seja, todas as operações focadas no cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...