terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A evolução para o Marketing 3.0

Dentre outros pensadores respeitados do mundo dos negócios, Phillip Kotler vem nos alertando há vários anos sobre o modo como as ações de marketing vêm se remodelando, todavia, muitas empresas parecem não ter se dados conta disso. No chamado Marketing 1.0 a premissa é a de vender o produto e ter compradores em massa. O desenvolvimento de produto é focado em “vender pra muitos” e colocar a maior parte de sua energia no produto. Neste modelo, ainda estão muitas empresas, a maioria em determinados setores. No marketing 1.0 estão praticamente todas as que estão em fase de extinção.
                As melhores empresas do atual momento, estão no Marketing 2.0, querendo vender e reter seus clientes, tentando chegar à mente e ao coração de seu cliente, a partir do relacionamento "um a um". São aqueles que têm as marcas mais queridas, marcas que tem boa lucratividade vendendo para pessoas apaixonadas pelo que elas fazem.
                O futuro do Marketing, onde ainda poucas empresas chegaram, precisa de produtos incríveis, clientes satisfeitos e criação de valor para a sociedade. É sob esta ótica que está centrado o Marketing 3.0, em que empresas se empenham para terem produtos que tornam o mundo um pouco melhor, adotando também uma causa que possa criar valores para a sociedade, clientes, funcionários e parceiros.
                No entanto, migrar para esse novo modelo de conduzir os negócios não é tarefa fácil quando a gestão e equipes ainda estão praticando modelos anteriores. É preciso pensar que conduzir os negócios neste novo formato requer habilidades que vão além de uma boa gestão. Certamente você precisará de pessoas focadas na inovação, antenadas ao que chamamos de marketing social, mas principalmente com profissionais capazes de entender de que modo a globalização favorece o seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...