quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O que deve fazer o marketing da sua empresa

                Hipercompetição, regionalização, convergência digital, proliferação de mídias, produtos com ciclos de vida mais curtos e tecnologia de ruptura são algumas variáveis que empresários e executivos devem se atentar na hora de focar e analisar seus mercados. Estas variáveis determinam os resultados dos negócios. A falta de cultura de inovação e de planejamento, com excesso de foco no curto prazo costumam levar as empresas à falência ou estagnação. Espero que seja motivo mais do que suficiente para que o marketing da sua organização seja repensado para o próximo ano.
                Os novos tempos exigem o reposicionamento do marketing da maioria das empresas, principalmente porque “o marketing é a forma como dirigimos os nossos negócios”, segundo Phillip Kotler. Quem cuida do marketing de uma organização precisa atualmente exercer as seguintes funções básicas:
- Representar a voz do cliente perante a todos na empresa e defender vigorosamente que tudo seja voltado para o cliente a fim de conquistar sua lealdade.
- Monitorar as mudanças no contexto do mercado, como dados demográficos, ameaça de novos entrantes, movimentos dos concorrentes, poder e forma de compra do consumidor, para desenvolver inovações nos produtos e no mix, para alcançar os objetivos de desenvolvimento.
- Ser o guardião da marca e trabalhar pelo aumento do valor desta marca.
- Atualizar a tecnologia e as habilidades de marketing da empresa, pois hoje temos ferramentas importantíssimas para prever ações e mensurar os resultados da empresa que devem ser utilizadas para avaliar a eficiência do marketing.
- Enriquecer o portfólio e as sinergias da empresa com a percepção dos clientes.
- Medir e prestar contas do desempenho financeiro de marketing e conter os custos de mídia e de outros serviços.
                Você faz o controle do retorno sobre os investimentos de marketing? É preciso investir cada vez mais em marketing, ou vai ficar vendo os concorrentes crescerem. Para estar mais seguro sobre estes investimentos, você deve monitorar o retorno sobre a maioria das ações do marketing. Monitorando os resultados, você terá cada vez mais segurança em quanto e onde investir.
Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com e também no ClicRBS – Blogs parceiros – Gestão Negócios & Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...