sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dívida brasileira chega a 1,8 trilhão de dólares

A revista do SESCON deste mês entrevista o economista Antônio Carlos Fraquelli, da FEEE – Fundação Estadual de Economia e Estatística, com muito orgulho, meu querido e admirado professor. Na entrevista, Fraquelli alerta para o que poucos estão avaliando, mas que precisa-se discutir mais em 2012 e seguintes, ou seja, a dívida brasileira que alcançou no final de 2011, a marca de 1 trilhão e 800 milhões de dólares!
            É bem verdade que todos os países tem dívidas e que alguns indicadores econômicos do Brasil estão melhorando, enquanto que dos países ricos estão piorando. A diferença é que nós estamos saindo lá de baixo e eles estavam lá em cima. Além disso, a dívida brasileira é proporcionada por gastos do governo muito acima da capacidade produtiva do país. Fraquelli afirma que “se o problema é inflação, precisa-se conter o gasto, se o problema não é a inflação, é a atividade econômica que está caindo” e complementa dizendo que “procura-se aumentar o gasto, gerando inclusive, mais dívida.”
            Precisamos aproveitar o ano de 2012 para discutir novas formas para conter a queda da atividade da indústria nacional, que vem perdendo espaço para tantas importações e principalmente, conter o gasto público, que corrói as riquezas que arduamente conseguimos produzir.
Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com e também no ClicRBS – Blogs parceiros – Gestão Negócios & Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...