terça-feira, 27 de março de 2012

O cheiro e a força de vendas

Compartilho nesta semana a frase célebre de Henry Ford "Não encontre falhas, encontre soluções. Qualquer um sabe reclamar.”
O cheiro e a força de vendas
                Resgato um tema apresentado no capítulo 4 de nosso livro “Gestão estratégica de vendas”, onde discutimos e mostramos pesquisas que indicam as potencialidades do uso dos aromas para vender mais e melhor, pois o chamado marketing olfativo tem se ampliado e amadurecido no Brasil especialmente nos últimos tempos. 
Ações pontuais, utilizando datas comemorativas e a tematização dos ambientes, também são formas efetivas de aplicar o Marketing Olfativo. Na Páscoa de 2001 duas redes de supermercados que aromatizaram as gôndolas com cheiro de chocolate, contabilizaram um aumento de 30% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior. Claro que para funcionar, também é preciso uma boa exposição, bons produtos, dentre outros fatores. O dia das mães, segunda data de maior faturamento do comércio, vem aí e também é um excelente momento para utilizar o marketing olfativo de forma eventual.
A melhor estratégia é ter cheiros harmonizados com a temática dos pontos de venda. Toda a empresa é construída para atingir um determinado público e a aromatização precisa contribuir de forma harmônica com a marca e a imagem que se deseja construir e consolidar. A chamada marca olfativa deve fazer parte do conceito da marca, harmonizada com as cores, com a visão, missão, objetivos e variações geográficas. Se os produtos e a proposta da empresa se identificam com o litoral, por exemplo, deve-se buscar aromas que lembram o mar, enquanto empresas e produtos que querem se identificar com o interior devem procuram por essências que lembrem o campo, como flores. É preciso ter bem claro quais são os objetivos desta identidade olfativa para o seu negócio. Determinados aromas são mais estimulantes, outros são mais ligados à comida, como de café, chocolate e pão. Associar estes aromas aos produtos contribui para o processo de decisão de compra. Clóvis Alves, Diretor da Agência Bio Mist, agência que trabalha com Marketing Olfativo desde 2000 afirma que “Apesar do conceito de marketing olfativo ter até hoje um apelo mais utilizado para a moda, ele pode ser explorado em supermercados, lojas de eletro-eletrônicos, móveis, consultórios, domicílios e produtos, como possibilidade para as empresas de obter uma receita adicional” (www.mundodomarketing.com.br)
As pesquisas mostram que a aromatização dos ambientes representa até 6% do faturamento, mas o maior benefício é manter a marca na memória dos clientes, conforme explica Priscila Tesser, Gerente de Marketing da Equus “Ao levar o aroma para casa, permitimos ao consumidor estar em contato com a marca por mais tempo. Assim, começamos a fazer parte do dia a dia dos clientes, inconscientemente. (www.mundodomarketing.com.br)
Qualificação dos negócios da gastronomia
                Para os empreendedores de restaurantes e outros serviços de alimentação, como eventos gastronômicos, que desejam qualificar seus negócios, a Referenda Consultoria está estendendo sua área de atuação para a gastronomia. A nova área é dirigida para quem desejar melhorar seus pratos e cardápios, estabelecer ou revisar fichas técnicas, qualificar o atendimento, o marketing, organizar eventos temáticos, harmonizar pratos, serviços e bebidas. Também são oferecidos cursos livres e treinamentos de equipes, nos mais diferentes aspectos. O ingresso de 2 novos profissionais sendo um Técnico e outro Bacharel em Gastronomia, que juntaram-se as 2 consultoras mestres que já atuavam na área de alimentos focadas em qualidade e produtividade e aos 2 consultores que também atuam em gestão, atendimento e estratégias de mercado para os serviços de gastronomia, permitiram a formação de uma equipe especializada e com capacidade para atender as diferentes demandas da área.

Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com e também no ClicRBS – Blogs parceiros – Gestão Negócios & Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...