quarta-feira, 13 de junho de 2012

Quanto você perde por mau atendimento?


Você já pensou quanto a sua empresa perde por conta de mau atendimento, ou porque os vendedores não aproveitaram oportunidades para vender mais? Em alguns setores é mais difícil estimar, já outros, possuem pesquisas que estimam valores muito expressivos. Inclusive já apresentamos neste espaço pesquisa sobre o impacto financeiro do atendimento em restaurantes.
Uma pesquisa da Better Business World Wide, realizada em 32 países, incluindo o Brasil, onde tiveram parceria da Shopper Experience, fez 1,6 milhões de avaliações do tipo cliente secreto. Compartilho alguns resultados impressionantes:
25% dos clientes não receberam nem um sorriso durante o atendimento. Neste quesito, os países com melhores situações são a Áustria e o Paraguai, com taxa de 96% cada um. Curioso, não é? E nós brasileiros nos achando os mais simpáticos do mundo!
21% dos clientes pesquisadores, relataram que não chegaram a ser cumprimentados!
55% não receberam por parte do vendedor, sugestões de produtos ou serviços complementares no ato da compra, a chamada venda adicional não é aplicada por muitos profissionais. Neste quesito, a Letônia, vejam só, obteve os melhores resultados com 90%, seguida da Colômbia com 74%.
A pesquisa mostra o que tanto se escreve e se fala, ou seja, que a nossa força de vendas precisa ser profissionalizada, com vendedores que desejam realmente esta atividade como profissão e que se preparam constantemente.
Nossos hábitos precisam ajudar nas decisões
Alguns pesquisadores do setor têm publicado que quase metade das ações que executamos diariamente não são resultados de decisões que tomamos conscientemente. Segundo estes estudos, nossos hábitos determinam quase metade do que fazemos, mostrando que algumas rotinas se tornam verdadeiros vícios.
Gerencie sua rotina e procure fazer coisas diferentes a cada dia! Isso contribuirá com a sua motivação, com o aumento da criatividade e oportunizará visualizar a vida e os negócios de um jeito diferente, que talvez você ainda não tenha visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...