quarta-feira, 4 de julho de 2012

O desenvolvimento do Extremo Oeste Catarinense

Nestes dias em que é preciso fechar as metas do semestre, para contribuir conosco, trago parte do pensamento de Ralph Marston “Relaxe [...] Relaxar não significa parar de agir. Tudo o que fizermos ansiosamente, pode se for feito de maneira mais efetiva, se estivermos relaxados. Ansiedade não ajuda a atingir metas, foco sim!”. Ponha foco amigo, e aproveite o momento!

O desenvolvimento do Extremo Oeste Catarinense
Nestas duas semanas estou trabalhando Comunicação e Marketing com as lideranças do SICOOB São Miguel (Sistema de Crédito Cooperativo), num curso de Especialização da UNOESC – Universidade do Extremo Oeste Catarinense, campus de São Miguel do Oeste - SC. A primeira impressão muito positiva das cidades da região, foi o cuidado com as ruas, calçadas, sinalização, prédios públicos, apresentação visual do varejo dos municípios da região, especialmente da pequena (36mil habitantes) e bela São Miguel do Oeste. Estudando um pouco mais o desenvolvimento local, o que mais impressiona é o modelo de desenvolvimento, priorizando o empreendedorismo local. O número de construções, principalmente prédios residenciais impressiona, apesar de movimentos parecidos em muitas cidades brasileiras, mas o se destacam são as construções empresariais. Novas empresas locais preparando seus espaços e empresas tradicionais ampliando atividades e ambientes de atendimento. Falando em atendimento, outro diferencial importante, é a recepção e a cordialidade em todos os segmentos, do hotel, ao posto de combustível, na cooperativa, supermercado, incluindo a disponibilidade de prestar informações aos visitantes mais curiosos, como é o meu caso.
Uma articulação muito forte entre poderes públicos, empresas, cooperativas e duas grandes universidades comunitárias, com incentivos ao empreendedorismo e a inovação, estão fazendo daquela região uma das mais prósperas de SC, com os locais de maior convergência sendo Chapecó e Joaçaba. Um ótimo exemplo a ser seguido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...