sexta-feira, 27 de julho de 2012

Supermercadista sem noção

Relato um caso ocorrido com uma pessoa das nossas relações, profissional realiza cursos, consultoria e eventos na área da gastronomia em diversas regiões, que retrata o quanto um supermercadista pode agir de forma muito equivocada perdendo clientes-chave. Este profissional e sua equipe compram volumes consideráveis nos supermercados das cidades em que realizam as atividades e como não poderia ser diferente, eles consultam os preços dos produtos antes de fazer as compras.
Em compras, num supermercado onde costumava freqüentar, numa cidade da região noroeste do RS (o maior e mais novo), nosso amigo foi abordado por um funcionário que informou que ele não poderia consultar os preços e pediu que o acompanhasse até a direção da empresa. Esta por sua vez, pasmem, amigos leitores, proibiu nosso amigo de consultar preços no estabelecimento!
Obviamente, numa compra volumosa e constante como qualquer serviço de gastronomia necessita, a consulta de preços é fundamental. Logo, sem consultar, não é possível comprar e o supermercado em questão, perdeu um cliente-chave. Vejam amigos leitores, como a história poderia ter um fechamento muito positivo, se a direção da empresa ao invés de proibir a consulta, ao saber da atividade do nosso amigo, colocasse uma condição especial para que eles comprassem somente naquele supermercado e mais, para que indicasse para seus alunos e clientes, o estabelecimento dele para comprar os ingredientes dos pratos ensinados nos cursos e apresentados nos eventos. O bom gestor se diferencia quanto é capaz de enxergar oportunidades para garantir e aumentar as vendas, ao invés de criar um problema e abrir mão de vender mais e melhor. 
Para finalizar, lembro que até o mais desavisado dos varejistas sabe que pesquisar preços é um direito de todos os clientes, garantido pela legislação de defesa do consumidor e muito mais do que isso, é uma forma de mostrar transparência, seriedade, honestidade e bom relacionamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...