quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comunicação e relacionamento organizacional


A frase para refletir sobre a sua empresa nesta semana é de Jeffrey Gitomer “O ponto certo é como um elevador. Ele irá até o último andar, mas só funciona se você apertar o botão certo.”


Nesta sexta-feira e sábado trabalharei com uma turma de Especialização em Gestão de Pessoas da FEMA a disciplina Comunicação e relacionamento interpessoal e ao preparar a aula lembrei de muitos pontos que gostaria de compartilhar com os amigos leitores. É fácil constatar que por desconhecer o funcionamento das emoções humanas, ou por pura inconsequência, são  gerados muitos problemas de produtividade, disciplina, motivação, planejamento, qualidade e organização no trabalho. Numa organização que não possui uma boa comunicação corporativa se verifica a corrosão de estruturas saudáveis e a inviabilização de projetos de longo prazo.A ideia (ingênua) de que a simulação da perfeição, seja forjada no discurso, ou na imagem, basta para silenciar as vozes dissonantes, não é apropriada. A emoção e os sentimentos que podem ser originados pela comunicação, seja ela formal, ou informal, diante da realidade, servem de guias internos e ajudam a comunicar aos outros o que se pensa naquele momento, segundo pesquisas de Egger-Moellwald (2011).
Desta forma, mesmo que de forma simples, você precisa fazer uso de reuniões periódicas, murais, atrativos visuais, e-mail, intranet, avisos em pontos estratégicos como o relógio ponto e outros vários meios que podem ser criados para a realidade do seu grupo. O importante é oferecer uma variedade de meios para se comunicar, lembrando que quanto maior o grupo, mais diversidade de formas de comunicação devem haver.
Em qualquer das formas de comunicação, devem ser levados em conta a ordem e as etapas necessárias para um bom efeito da comunicação como: 1º chamar a atenção, 2º gerar interesse, 3º despertar desejo pelo que estamos comunicando e 4º provocar a ação deseja por quem comunicou. Faça uma breve análise da periodicidade das reuniões com sua equipe, também da forma como ocorre a comunicação nestas reuniões e ainda os murais, os e-mails, os cartazes, a sinalização interna, as conversas informais e possivelmente vai encontrar vários pontos que possam ser melhorados para a comunicação da sua organização. Com uma comunicação melhor, os relacionamentos vão se desenvolver melhor, a partir da clareza das informações, da abertura para uma maior expressão das ideias e do aumento dos níveis de confiança.   

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