quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ter ou não ter um blog corporativo


Para iniciar o nosso contato desta semana compartilho frase do prof. Dr. Dado Schneider (PUCRS) “Mudar não é gostar do que está acontecendo, mas entender o que está acontecendo e se adaptar.” Até onde estamos aceitando e nos adaptando e quanto resistimos ao novo, com os mais diferentes argumentos, alguns deles desculpas, para não nos desacomodarmos?


Com o aumento vertiginoso da influência das mídias sociais na vida das pessoas, quem ainda não possui um blog corporativo deve estar avaliando esta possibilidade em seu planejamento. No livro  Manual de Marketing em Mídias Sociais (2010), Barefoot e Szabo, apontam os objetivos que devem levar uma empresa a ter o seu blog.
Fomentar o relacionamento com os clientes: Os clientes desejam ter diálogos francos e em tempo hábil com uma empresa. Eles querem maior acesso e mais informações sobre as atividades da sua organização. Os blogs podem funcionar mais para aumentar a boa vontade do para instruir os clientes, de maneira informal, sobre os novos conceitos e as tendências do setor de atividade da sua empresa.
Solicitar retorno do usuário: Aqui está uma verdade antiga da internet: se você não oferecer aos seus clientes um lugar para falarem sobre os seus produtos, eles vão criar seus próprios lugares. Empresas inteligentes permitem diálogos abertos com o seu público, assegurado poder “controlar” ou supervisionar o máximo possível essa online.
Recrutar novos empregados: Os blogs de uma empresa devem refletir a cultura organizacional. Blogs escritos por empregados entusiasmados ajudam os interessados em trabalhar na empresa a terem uma visão mais aprofundada de sua organização.
Pesquisar os mercados: Blogs fornecem um local ideal para se experimentar novas ideias e promover novos recursos para seus colaboradores mais apaixonados. Esses  são os mais prováveis leitores de seus blogs. Você obterá retorno imediato e geralmente bem informado. Blogs podem ser um grupo de foco sem a necessidade de se pagar o aluguel de uma sala e distribuir salgadinhos, por exemplo.
Fornecer suporte técnico: Os blogs podem se tornar outro canal para a sua equipe de suporte se comunicar com os usuários.
Conectar-se a jornalistas, analistas e blogueiros da sua área: Jornalistas e analistas estão entre os primeiros consumidores de blogs e do RSS. Além disso, muitos blogueiros se tornaram, para todos os efeitos, jornalistas em suas áreas de conhecimento.
Implementar  controle de danos: Para empresas de todos os tamanhos, os blogs são ferramentas de implementação rápida para controle de danos. Isso é, em parte, devido ao seu sistema de publicação, por meio de um botão, mas também por causa da transparência e autenticidade que os blogs tendem a promover.
Melhorar a comunicação interdepartamental: Quando diversas equipes participam do blog de uma empresa, você incentiva a troca natural de informações entre elas, assim como uma melhor percepção sobre os outros projetos da empresa.
Aumentar o perfil da equipe: Blogs podem ajudar os talentos dentro da sua empresa a brilhar e fazê-los se sentir reconhecidos pelas suas contribuições.
                Como você pode ver, um blog pode ter vários objetivos para a sua organização. Caso atender a um, ou a mais de um deles, lembre-se que é importante ter relevância e atualização periódica. Atendido a estes critérios, distribua as responsabilidades e boas publicações!

                 Um abraço e o desejo de ótimos negócios a todos! 

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