quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O que motiva sua equipe?


Neste período em que avaliamos o ano que finda e começamos a pensar em 2013, a frase que compartilho para os amigos refletirem nesta semana é de Tony Hsieh, CEO da Zappos.com “Persiga a visão, não o dinheiro. O dinheiro vai acabar seguindo você".

Uma pesquisa da empresa Tekcare vem avaliando ao longo de 22 anos, cerca de 40 empresas com uma média de 300 profissionais. Esta pesquisa é utilizada por vários colunistas, palestrantes e escritores ao abordarem o tema motivação, dentre eles Claudio Diogo, que recentemente palestrou na Expovendamais (Curitiba) sobre o assunto.
A pesquisa aponta que 25% das pessoas da equipe se motiva por desafios e responsabilidades que proporcionam realização pessoal. Portanto, este é mais um dos motivos pelos quais a sua empresa deve ter metas claras e distribuição de responsabilidades para as equipes.
20% dos entrevistados se motiva mais para obter o apoio do líder. Desta forma, a atenção do gestor para com seus liderados é fundamental para pelo menos 1/5 da sua equipe estar motivada e produzir melhor. Já 14% afirma que o apoio da família é o maior motivador. Para estes, a organização precisa envolver melhor a família nos objetivos da empresa e do próprio colaborador.
12% disseram se motivar mais por objetivos pessoais, o que mostra que você precisa estar atento as necessidades individuais de cada pessoa que trabalha contigo, pois estes proporcionarão melhores resultados, se forem atendidos em suas particularidades.
11% dizem que se motivam por treinamento e é mais uma informação que aponta para a necessidade de investimentos em qualificação contínua de sua equipe. 9% afirma que se motiva por acreditar nos produtos que vende como solução para as pessoas. Estes, fiéis ao que desejam proporcionar aos clientes, devem receber um suporte diferencial da empresa a fim de potencializar a sua ação.
 Finalizando, 9% afirma que se motiva quando recebe melhoria salarial. Para estes a empresa pode pesquisar e mostrar os benefícios oferecidos, comparando benefícios e salários com a realidade do entorno da empresa.
Está cada vez mais claro que as pessoas se motivam por fatores bem diferentes entre si e que aumento de salário não é o único, nem mesmo o mais importante fator de motivação das pessoas. Desta forma, a sua empresa precisa diversificar a forma de motivar sua equipe e buscar conhecer a cada um, mais profundamente, para buscar alinhar os seus interesses, aos interesses maiores da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...