Motivadores para vender mais
“À
medida que vou ficando mais velho, presto menos atenção no que os homens dizem
e mais atenção no que fazem.” A frase é de Andrew Carnegie e a compartilho para
lembrar aos queridos leitores que as atitudes são mais importantes do que as
palavras e ainda, que palavras que não tiverem coerência nas atitudes, ficam
sem sentido.
Os
motivadores do vendedor de alta performance, apontados pelo palestrante André
Silva, foram organizados por Rodrigo Saporiti (p. 12 da edição de novembro da
revista Venda Mais) e destaco aqui:
-
Desafio – 25% dos vendedores chegam
ao topo da carreira em vendas. Os desafios e a adrenalina de conquistar novos
clientes são o que o levam este profissional para o sucesso.
-
Família – ele sente orgulho de ser
uma pessoa amada pelos seus familiares e esse convívio harmonioso serve de
combustível para motivar-se diariamente.
-
Disciplina – Criar uma rotina diária
de visitas, ligações, atendimento externo, recuperação de clientes inativos,
entre outras tarefas importantes fazem parte do seu cotidiano, pois entende que
volume de trabalho com qualidade é seu maior diferencial.
Destaque profissional – O vendedor de
alta performance não gosta de chegar em segundo lugar. Ele trabalha pela
primeira posição e esse é um estímulo poderoso para se manter automotivado todo
o mês.
Superação – Quando os resultados não estão fluindo, ele
cresce, vira um gigante e aumenta ainda mais sua força para transformar essas
adversidades em conquistas pessoais e profissionais.
Autoconfiança – O cliente coloca uma
objeção, e agora o que fazer? O vendedor despreparado vai demonstrar um
desconforto no seu aspecto facial e o cliente vai perceber rapidamente o seu
despreparo. E o vendedor autoconfiante? Ele tem pelo menos duas saídas para
cada objeção que o cliente coloca e assim, vai gerar maior confiança na relação
e na proposta.
Vejam os leitores que no
conjunto, a recomendação é que cada um invista no aumento do seu poder pessoal,
para assim, gerar mais confiança em si e nos seus interlocutores. Esta
confiança é a base dos relacionamentos duradouros e estes, dos melhores
negócios.
Para recordar os
nomes dos contatos
No
livro Personal Branding – Construindo a sua marca pessoal, Arthur Bender
apresenta 3 dicas para recordar nomes dos clientes, fornecedores, e contatos
diversos, que não convivemos tão intensamente, mas que precisamos lembrar os
nomes para garantir uma boa relação.
1-
Use
o nome da mesma forma que lhe for dado. Quando alguém
se apresentar como João Francisco Santos, por exemplo, não o chame de Chico, ou
Santos. Há quem prefira ser chamado pelo apelido, ou pelo sobrenome, mas quando
for o caso, a pessoa assim se apresentará. Não respeitar a forma com a qual a pessoa
se apresenta, é um primeiro erro e sabemos que em 3 erros, temos um possível
ex-futuro cliente.
2-
Repita
o nome da pessoa assim que ela se apresentar para se
certificar de que está usando a pronúncia correta. Dizê-lo rapidamente logo
após as apresentações também ajuda a gravar o nome. É melhor corrigir um erro
imediatamente do que irritar e desviar a atenção do cliente durante o processo
de vendas chamando-o pelo nome errado.
3-
Se
o nome for incomum e difícil de pronunciar, não tenha vergonha de perguntar se
você está falando do jeito certo. Apenas diga:
“Quero ter certeza de que estou dizendo o seu nome corretamente. Pronuncia-se
Xxxx Xxxxx?” Isso não ofenderá a maioria das pessoas e é mais provável que
apreciem o fato de você estar fazendo um esforço sincero para acertar.
Um
abraço e até a próxima semana!
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