Temos visto cada vez com maior freqüência situações em que linhas de produtos ou meios de comunicação considerados em extinção ganham nova vida com inovação e tecnologia. Os anúncios de televisão, jornais e revistas já foram declarados mortos mais de uma vez por alguns grupos. Porém, com inovações constantes e o bom uso da tecnologia disponível, um novo ciclo de vida é possível, gerando atratividade. No caso dos meios de comunicação, o YouTube vem ampliando a audiência de anúncios de TV e o iPad fazendo os anúncios gráficos voltarem a ser atraentes. Vejamos outros prognósticos:
Encontro de telespectadores: para 2012 e seguintes, se vislumbram novas formas de interação da internet com a TV, transformando o ato de assistir TV em um evento coletivo da comunidade virtual. "Aplicativos como o Get Glue convidam os telespectadores a acessar um programa e conversar com outras pessoas que estão assistindo à mesma coisa", diz Daniel Khabie, da Digitaria, consultoria de marketing digital da WPP PLC.
Conteúdo mais atrevido: Glenn Cole, da 72 & Sunny, afirma que as grandes marcas vão criar conteúdos cada vez mais atrevidos, que atraiam a atenção e o respeito do público mais jovem.
Sugestões de produtos: além de pequenas telas piscando nas prateleiras dos pontos de venda com promoções de produtos, máquinas semelhantes a quiosques vão oferecer "sugestões de produtos" personalizadas, diz Michele Fabrizi, diretora executiva da MARC USA. "Então, se você quiser comprar o mesmo tom de batom ou a mesma cor de tinta de parede, a máquina poderá lembrar o que você comprou antes."
Menos Facebook: estima-se que os usuários do Facebook gastem hoje uma média de seis horas e meia por mês no site de rede social, mas muitos publicitários já prevêem que a popularidade do site vai cair um pouco.
Tudo pelo celular: o que já se mostrou muito eficiente nos testes dos anos anteriores e vem se desenvolvendo bem nos últimos dois anos, como o uso do celular para a publicidade, compras e vendas, em 2012 será consolidado. Aquela euforia de compras que vemos nestes dias de liquidação em janeiro, possivelmente veremos a partir de 2012, como “Quinta-feira Celular” e a “Segunda-feira Cibernética”, ou seja, a ligação entre os celulares e o comércio vai se fortalecer cada vez mais, o que também significa mais conveniência para o consumidor e de quebra, mais dinheiro para quem tem negócios com a telefonia móvel.
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Acredito que o Marketing junto a telefonia móvel vai crescer muito, com o auxilio de serviços como GPS, ou google maps, o usuário poderá buscar hotéis, restaurantes casa noturnas, tudo pelo celular, além disso, o bluetooth pode ser melhor explorado como por exemplo utilizar um aparelho para detectar celulares dentro de um shoping e enviar promoções relâmpago para os dispositivos.
ResponderExcluirFernando Caxambu