“Escutar bem é quase responder!” A frase é de Pierre Marivour e
compartilho com os leitores para inspirar as nossas negociações.
Vejo
muitos executivos tentaram situações as vezes até mirabolantes para aumentar as
vendas, sem fazer primeiro o que é óbvio e até simples. Sua empresa, seus
produtos e sua equipe não podem deixar de priorizar:
- A
comunicação visual – Veronis, Shler e Associados, além de muitos outros
pesquisadores têm mostrado que entre 83 e 85% da nossa comunicação vem de
impressões visuais. Apresentar produtos, propostas, projetos deve ser encarado
como uma arte visual e auditiva. Procure lembrar sempre que uma imagem vale
mais do que mil palavras.
- Interesse,
respeito e atenção – Para gerar a chamada empatia com quem você deseja
negociar, ou apresentar algo, é preciso demonstrar interesse, respeito, afeição
e especialmente atenção as prioridades deles. É preciso lembrar que
independente da personalidade, todos precisamos de amor e respeito. Se você
ofender, ou não valorizar o suficiente o sentimento de valor, de importância e
de dignidade que seu interlocutor possui, poderá perder a oportunidade de uma
boa relação.
- Entusiasmo e energia – Apresentar as
propostas e responder as dúvida e objeções com entusiasmo e energia tem um
efeito altamente benéfico sobre o processo mental. É preciso também que seu
corpo igualmente demonstre estar disposto e animado, pois mais facilmente sua
mente funcionará em ritmo mais acelerado. Desta forma, você demonstrará mais
espontaneamente na sua fala e nas expressões, o entusiasmo e a cordialidade que
garantirão seu êxito na argumentação com seus interlocutores.
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