Há
muito venho escrevendo sobre isso e muito se lê a respeito, mas sempre é bom
lembrar que o cliente que se dá ao trabalho de reclamar deve ser visto como uma
grande fonte de informações para o seu negócio. Estas informações devem ser
geridas para proporcionar as melhorias necessárias a sua prosperidade.
Apesar
de sabermos que existam mal intencionados, frente aos bem intencionados eles
são um número tão pequeno, que não pode ser uma desculpa para não tratar muito
bem todas as pessoas que preferiram e confiaram na sua empresa, nos seus
produtos, nos seus serviços e em você para resolver os problemas que eles
tinham, dando-lhe o dinheiro para isso.
Procure
calcular o quanto você estaria faturando a mais, se não tivesse perdido os
clientes que perdeu nos últimos dois a três anos. Muitas vezes o número é alto
e algumas empresas o colocam num grande cartaz na parede do escritório, para
que todos na empresa possam lembrar-se do valor que possui um cliente,
principalmente alguém que reclama porque deseja continuar cliente e para isso
está dizendo que quer ser melhor atendido.
Sem dúvida isto é muito importante.
ResponderExcluirA gestão da qualidade do serviço prestado é uma das mais importantes de ser monitorada. Assim você acompanha e não permite que seu negócio se deteriore sem você perceber..