quinta-feira, 30 de julho de 2015

Reduziram as vendas?

                Temos lido e ouvido alguns empresários, gestores e profissionais de vendas queixando-se que as vendas reduziram, sendo em alguns setores mais do que outros, embora fala recorrente em vários segmentos. Todavia, palestrando no evento Fique por Dentro da ACIAP de Horizontina na semana passada refleti com os presentes que em vários estabelecimentos com quem tenho contato não parece que as vendas vem caindo. Verifiquei que além de mim, também os presentes enquanto consumidores e enquanto compradores de suas organizações estão com esta dúvida baseados no comportamento de vários fornecedores.
                Aproveito agora refletir com os amigos leitores com algumas questões: Se as vendas reduziram e estão caindo, porque então:
- o atendimento segue ruim em vários locais que frequentamos?
- os preços continuam altos, onde várias vezes sabemos que as margens continuam bem gordas?
- muitas empresas não respondem, esquecem ou ignoram nossos chamados?
- quando solicitamos orçamentos muitas vezes não nos retornam e temos que insistir mais de uma vez para nos enviarem uma proposta de preço e de trabalho?
- muitas empresas e profissionais não tem agenda para nos atenderem a curto e até médios prazos?
- muitas entregas seguem atrasando?
- faltam produtos até relativamente básicos?
- muitos “mal vestidos” seguem sendo atendidos com má vontade e até ignorados?
- muitas vitrines e fachadas seguem muito mal cuidadas dando aparência de negócio em decadência e afastando o cliente?
- muitas empresas reduziram a divulgação, as campanhas, no momento em que mais deveriam investir?
                Convido aos leitores para pensarem nas empresas que prestigiam tanto para compras particulares quanto profissionais e verificarem por este prisma, se o comportamento de muitos gestores, suas equipes e empresas são condizentes com um quadro de queda de vendas. Uma crise de vendas é mais grave e afeta mais diretamente do que uma crise política e econômica. Dentre tantas notícias ruins não se tem notícias sobre queima ou evaporação de dinheiro, o que me faz acreditar que o capital está esperando as melhores oportunidades para ser investido e gasto.
                Quem quer vender mais melhora o atendimento, melhora os preços e as condições, envia orçamento assim que for solicitado, não fica esperando o cliente e vai prospectar quem poderia estar interessado no que tem a oferecer, não deixa de atender ninguém da melhor maneira possível, não descuida da vitrine, melhora a fachada, faz do layout interno um vendedor silencioso, aumenta a divulgação, investe para promover o seu negócio e o que oferece para um público maior e mais diversificado, planeja, profissionaliza, trabalha mais, não se esconde, não se acomoda e nem deixa sua equipe se acomodar.
                A crise econômica não interessa para absolutamente nenhum brasileiro e o que podemos fazer para superá-la é fazendo cada um dos nossos negócios prosperarem, vendendo mais, produzindo mais, sendo mais competitivo que os concorrentes internos e estrangeiros e gerando mais riqueza para si, sua família e sua comunidade. Pense nisso!
                Deixo um abraço e até a próxima.

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