Um
dos mais importantes focos do trabalho sempre foi a conquista de novos clientes,
mas com a consolidação dos negócios e o aumento da concorrência, verifica-se que
a manutenção dos clientes atuais passa a ser mais importante do que a busca de
clientes novos. A evolução dos mercados, o aumento da concorrência e as
mudanças do comportamento do consumidor, aumentam o acesso de bens e serviços
de vários fornecedores diferentes. Com este cenário, o percentual de clientes
fiéis faz uma diferença cada vez maior na manutenção de diferentes negócios.
Para os pequenos e médios,
onde as relações são mais próximas e os procedimentos podem ser flexibilizadas
fácil e rapidamente, a estratégia do marketing de relacionamento pode e deve
ser utilizada como uma vantagem frente a concorrência, especialmente de
competidores de médio e grande porte, incluindo o e-commerce.
Não
existe forma mais eficiente de dar atenção para as pessoas do que o contato
pessoal com atendimento cordial e atencioso. Isso está mais facilmente ao
alcance das pequenas empresas e embora busquem, os grandes competidores tem
maior dificuldade de efetivar, em função da necessidade de padronização de
processos para controlar e qualificar a gestão diante da complexidade de suas
operações.
Ter
sistematizado num CRM, com opções de softwares gratuitos de boa qualidade, detalhes
do perfil do cliente, as preferências, a frequência, os hábitos de consumo, conhecendo
bem cada cliente, para utilizar as informações atendendo melhor e vendendo
mais, pode tornar pequenos e médios negócios muito fortes e competitivos.
Quem
tem dúvidas a respeito da importância da fidelização/manutenção de clientes,
pode ver na lista a seguir, mais algumas razões para explorar e investir nesta
estratégia:
- clientes
fiéis tendem a gastar mais à medida em que
a relação se desenvolve;
- com o tempo, os negócios dos seus clientes
podem crescer e o seus negócios podem crescer junto com a evolução do
relacionamento;
- com o aumento e a manutenção da confiança,
ao longo do tempo os clientes podem passar a comprar de um único fornecedor;
- os clientes fiéis custam menos para
atender, precisam de menos informação e assistência, além de cometerem menos e
menores erros ao utilizar bens e serviços de sua empresa, reduzindo os custos
com retrabalho, garantias, seguros e assistência;
- as recomendações dos clientes fiéis atraem
novos clientes com mais efetividade, pois muitas vezes agem como vendedores não
pagos, promovendo e estimulando a compra do seu produto e/ou na sua empresa,
tendo aos olhos de outro cliente, a neutralidade que aumenta a credibilidade quando
fala de produtos e empresas;
- o aumento da confiança leva à disposição
para pagar preços constantes ao invés de procurar barganhas e descontos no
mercado.
Deve-se fidelizar o cliente por vários
motivos, mas especialmente para que haja um relacionamento mais saudável, mais
honesto e mais duradouro! Observe que de um modo geral, o cliente fiel não é o
que procura sua empresa apenas quando há liquidações, nem apenas quando os
concorrentes não conseguiram resolver o problema. Também não é ele que barganha
descontos restringindo a sua margem! O cliente fiel compra de você por ter
confiança no seu produto, nas pessoas que trabalham com você e por acreditar
que a sua empresa é a que melhor atende as necessidades dele.
Para fidelizar é preciso gerar confiança, dar
atenção e tratá-lo como ele espera, ou seja, como alguém especial para o seu
negócio. Não esqueça de apresentar novidades aos seus velhos clientes!
Lembre-se que o cliente começa a deixar de ser fiel quando percebe que as
novidades surgem para os outros e na concorrência. Procure dar o melhor do seu
negócio para seus melhores clientes, ou seja, para seus clientes fiéis! Eles
farão a base sólida para aí então, atrair novos clientes.
Um
abraço e até a próxima!
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