As pessoas não compram produtos, bens
e serviços, mas compram soluções e experiências. Como isso funciona para o
negócio que você atua?
- Quem é o público alvo, ou as
personas do negócio? – É a primeira pergunta, pois compreender o público-alvo
ou as personas do negócio ajudará a desenvolver estratégias de marca alinhadas
ao público ideal, desde a criação ou do posicionamento para atrair este público
até entender quais produtos, bens e serviços, ou seja, quais soluções,
experiências gera interesse e devem ser oferecidos. Saber onde e como será
melhor comercializá-los, que tipo e forma de conteúdo eles procuram, é
fundamental.
É muito importante detalhar o público
alvo como personalidades. Exemplo: em vez de segmentar “mulheres de tal idade”,
que é muito amplo, pense numa cliente ideal como a “Jéssica, de 32 anos,
profissional liberal, interessada em fitness e bem estar, etc., etc.” que é bem
mais específico e ajuda no direcionamento dos esforços. Criar personas, ou
clientes ideais para seus negócios, ajuda em muito a orientar seus esforços de
marketing tradicional e digital.
- Ninguém sabe quem você é? - Se
ninguém sabe quem você é ou o que você vende, como poderão comprar de você? - Você
precisa de uma estratégia de marketing sólida para divulgar seu nome e
conquistar seguidores. Exemplo: em vez de postar aleatoriamente, ou que vem a
mente, nas redes sociais, crie um calendário de conteúdo alinhado aos seus
objetivos de negócio. Compartilhe uma combinação de conteúdo educacional,
promocional e envolvente para atrair e reter clientes.
Outro problema comum é não estar comunicando
a proposta de valor exclusiva, aquilo que só a sua proposta tem. - O que
diferencia seu produto, bem ou serviço da concorrência, oferecendo algo
distinto e valioso aos clientes? – Ao invés de apenas listar recursos, explique
como o seu produto, bem ou serviço resolve um problema, oferece uma experiência
ou melhora a vida dos clientes alvo. Use as mídias sociais para compartilhar
depoimentos de clientes, histórias de sucesso e demonstrações para dar uma
ideia de quanto vale o que você oferece.
O que muita gente não se dá conta é
que uma boa venda deve ser uma boa experiência. Forçar demais ou pressionar a
outra pessoa, não melhora o desempenho e pode até piorar. Ser criativo na
abordagem pode ajudar a ser diferenciado. Quanto mais praticar a venda, melhor
será o desempenho.
Prestigiar os negócios, bens e
serviços de quem prestigia os seus negócios, bens e serviços não é só uma
cortesia, como é um ato de mínima inteligência. Se esta diretriz faz sentido
para você pratique e incentive as pessoas próximas, da família e da equipe a
praticarem esta reciprocidade também.
Dizer que é bom é importante, mas não
faz ninguém bom por si só. Provar com avaliações, certificações, casos de
sucesso, bons depoimentos de clientes, é tão importante quanto ser bom. O preço
não importa muito, quando todo o resto está bem alinhado, tem qualidade e um
bom diferencial.
Ouvir ativamente as necessidades do outro é
uma regra da vida, assim como conduzir as conversas com empatia. Uma
comunicação aberta, clara e direta desde o início do atendimento e da venda é
muito importante. Não faça coisas que você não quer, só para agradar seus
clientes. Sua reputação é única coisa que você nunca comprará com dinheiro. Às
vezes, fechar na primeira chance não é possível. Ser paciente e tão importante
quanto não ser agressivo. Também é importante desapegar do resultado, porque às
vezes não é negócio certo. Existem outros negócios e outros clientes por aí.
Perder uma negociação não significa o fim do mundo.
A maioria das pessoas não se importa
com as palavras ou mesmo com ações, mas com o sentimento e a energia. Uma
maneira segura de impressioná-los é dar sempre mais do que recebe. Por isso, trate
vendas como uma forma de arte, com respeito. Você elimina os medos ao enfrentá-los,
então, entre no cenário de vendas para ganhar.
E sempre lembre que tudo fica melhor
quando você faz com amor.
Um abraço e até a próxima!
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