Para iniciar nossa reflexão da
semana, compartilho com os amigos leitores uma frase de Henry Ford "Não
encontre falhas, encontre soluções. Qualquer um sabe reclamar." Acredito
que aquele que deseja se diferenciar apresentando o seu melhor, deve lembrar
desta premissa todos os dias da sua vida, pondo sua energia para melhorar as
coisas, ao invés de reclamar do que está ao seu redor, ou apresentar desculpas
pelo que não fez, reclamando.
Como tornar a sua empresa mais amada
Com a publicação do livro
“Lovemarks – o futuro além das marcas”, de Kevin Roberts, que teve grande
difusão entre executivos, profissionais de marketing, estudiosos, ficou ainda
mais evidente as práticas de sucesso de muitas empresas que colhem resultados
excelentes porque souberam transforma-se em marcas amadas pelos clientes.
As marcas, os produtos e as
empresas amadas e admiradas, são claramente mais lucrativas que as demais e que
portanto, já é excelente motivo você buscar tornar a sua empresa e/ou a sua
marca, mais amada. Listo algumas dicas para você fazer sua marca e sua empresa
mais amadas, de forma simples e direta:
- Lembre sempre que as pessoas gostam das empresas e marcas que
fazem bons produtos, mas elas amam as empresas que fazem produtos
simples. Então, faça um produto cada vez melhor, que seja cada vez mais simples
para os clientes.
§ - Não esqueça que as pessoas gostam
das empresas que tenham bom atendimento, mas que elas amam empresas que
possuem colaboradores inesquecíveis, que produzam experiências que possam ser
lembradas por muito tempo.
§ - Todos gostamos de empresas, marcas
e produtos que se comunicam bem, mas amamos empresas, marcas e produtos
que vivem e compartilham suas histórias. Quantas vezes paramos para ler, ou
ouvir a bela história de uma empresa, de um empreendedor ou como foi criado e
como se desenvolveu determinado produto. Quais são as histórias que são
contadas sobre seus produtos, suas marcas e a sua empresa? É possível estimular
mais pessoas a contarem estas histórias? Não esqueça que esta história precisa ser
alimentada continuamente, com fatos positivos.
§ - As pessoas gostam de empresas
inovadoras, mas amam principalmente empresas que realmente as inspiram.
A sua empresa e suas marcas inspiram as pessoas? Como podem inspirar mais e
melhor? O que você, gestor pode fazer para isso?
§ - Gostamos muito das empresas que são
diferentes, elas nos chamam naturalmente a atenção, por se destacar na
“paisagem”, todavia, amamos as empresas que nos surpreendem e nos fazem
sorrir. Pense em como a sua empresa, a sua marca e seus produtos podem
surpreender mais frequentemente seus públicos e também, como você, sua equipe e
a comunicação de sua empresa podem fazer as pessoas sorrirem.
§ - Todos gostamos de organizações e
marcas que educam, mas amamos principalmente empresas que nos fazem
sentir parte de cada ação ou acontecimento.
Se você deseja ter um negócio mais
lucrativo, precisa realmente entregar mais valor para seus sócios, clientes,
parceiros e comunidade. O fato destas pessoas gostarem de sua empresa, sua
marca e seus produtos, já não é mais suficiente. As pessoas que amarem sua
empresa, vão indicá-la para quem se relaciona com elas, quem amar seus produtos
e sua marca, pagarão mais por eles e ainda os defenderão, indicarão e terão
muita satisfação em tê-los e mostrá-los a outros.
Para finalizar, deixo uma lembrança
básica de John Jantsch para as empresas que querem ser mais amadas e
conseqüentemente, mais lucrativas: “Antes de ser
único e revolucionário, seja útil ao seu cliente.”
Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com e também no ClicRBS – Blogs
parceiros – Gestão Negócios & Cia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário