Quando
sou chamado para contribuir com a qualificação de equipes externas de vendas é
muito comum encontrar questões simples, mas que são uma barreira para o aumento
no volume de vendas dos profissionais e por conseqüência de suas empresas. Não
me canso de falar que é preciso se preparar para visitar os clientes. Ter
informações sobre o cliente e a pessoa com quem o profissional vai se
relacionar é fundamental. Além das informações, algumas atitudes são
fundamentais nesta preparação e aqui vão algumas dicas:
-
Afaste-se das preocupações de qualquer ordem e se forem inevitáveis, liste-as
de alguma forma, para resolver no fim do dia;
-
Prepare-se para ter argumentos que façam frente às principais objeções que os
clientes costumam fazer e quando elas surgirem, você não será pego de surpresa,
estará pronto para responder, mostrando certeza no que diz, o que passará
segurança para o cliente decidir;
-
Esteja preparado para auxiliar o cliente sempre que alguma dúvida surgir e por
mais simples, ou óbvias que sejam para você, responda com a melhor boa vontade,
disposição e entusiasmo;
-
Lembre-se que o bom profissional de vendas sabe ouvir tão bem ou até melhor do
que falar. Por isso, ao longo da conversa faça perguntas ao cliente fazendo com
que ele fale sobre as suas necessidades. Tomando o cuidado de não parecer uma
investigação, mostre com esta atitude, que você está preparado e organizado
para entender as preocupações e dificuldades do cliente;
- Evite
causar logo no início uma forte impressão, pois embora seja fundamental uma boa
impressão inicial, muitos profissionais pecam pela ansiedade neste momento
chave. Por isso, “quebre” a tensão, ou a
frieza do momento, mostrando que você é capaz de construir uma relação, mesmo se
não houvessem vendas;
-
Antes de vender, procure sempre estabelecer um relacionamento e para tanto,
gerar um clima confortável e de confiança é fundamental. Fique atento ao que
você e seu interlocutor dizem e fazem, acompanhe as ações e reações e não deixe
a sua ansiedade ficar aparente;
-
Antes de cada roteiro de visitas, avalie bem os motivos pelos quais você está
nesta profissão, porque você escolheu estes clientes para visitar e permita que
estas emoções estejam com você ao longo de todas as visitas.
Com esta postura e estas atitudes, tenho certeza que cada
profissional e a sua equipe terão resultados muito melhores.
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