Neste período em que avaliamos o ano que finda e
começamos a pensar em 2013, a frase que compartilho para os amigos refletirem
nesta semana é de Tony Hsieh, CEO da Zappos.com “Persiga a visão, não o dinheiro. O dinheiro vai acabar seguindo você".
Uma pesquisa da empresa Tekcare vem
avaliando ao longo de 22 anos, cerca de 40 empresas com uma média de 300
profissionais. Esta pesquisa é utilizada por vários colunistas, palestrantes e
escritores ao abordarem o tema motivação, dentre eles Claudio Diogo, que
recentemente palestrou na Expovendamais (Curitiba) sobre o assunto.
A pesquisa aponta que 25% das pessoas
da equipe se motiva por desafios e responsabilidades que proporcionam
realização pessoal. Portanto, este é mais um dos motivos pelos quais a sua
empresa deve ter metas claras e distribuição de responsabilidades para as
equipes.
20% dos entrevistados se motiva mais
para obter o apoio do líder. Desta forma, a atenção do gestor para com seus
liderados é fundamental para pelo menos 1/5 da sua equipe estar motivada e
produzir melhor. Já 14% afirma que o apoio da família é o maior motivador. Para
estes, a organização precisa envolver melhor a família nos objetivos da empresa
e do próprio colaborador.
12% disseram se motivar mais por objetivos
pessoais, o que mostra que você precisa estar atento as necessidades
individuais de cada pessoa que trabalha contigo, pois estes proporcionarão
melhores resultados, se forem atendidos em suas particularidades.
11% dizem que se motivam por treinamento
e é mais uma informação que aponta para a necessidade de investimentos em
qualificação contínua de sua equipe. 9% afirma que se motiva por acreditar nos
produtos que vende como solução para as pessoas. Estes, fiéis ao que desejam
proporcionar aos clientes, devem receber um suporte diferencial da empresa a
fim de potencializar a sua ação.
Finalizando, 9% afirma que se motiva quando
recebe melhoria salarial. Para estes a empresa pode pesquisar e mostrar os
benefícios oferecidos, comparando benefícios e salários com a realidade do
entorno da empresa.
Está cada vez mais claro que as pessoas
se motivam por fatores bem diferentes entre si e que aumento de salário não é o
único, nem mesmo o mais importante fator de motivação das pessoas. Desta forma,
a sua empresa precisa diversificar a forma de motivar sua equipe e buscar
conhecer a cada um, mais profundamente, para buscar alinhar os seus interesses,
aos interesses maiores da empresa.
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