“O
futuro tem muitos nomes: para os fracos, ele é inatingível; para os temerosos,
ele é desconhecido; para os corajosos, ele é a oportunidade”. A frase é de
Victor Hugo e compartilho com os amigos leitores para inspirar o seu
planejamento.
Cada vez mais empresas fazem uso das pesquisas para vender mais e vender melhor.
Prova disso é o grande volume de pesquisas que vem sendo realizadas por
empresas de consultoria, para prover informações para seus clientes tomarem
decisões com mais segurança. Compartilho hoje, algumas das informações de
pesquisas publicadas na p.11 da revista Venda Mais de agosto.
Farmácias e drograrias: Uma pesquisa do Instituto Popai Brasil, que estuda
o varejo em todo o mundo, revela que os brasileiros vão 2,7 vezes por mês em
farmácias e drogarias, permanecem nelas em média por 5 minutos e a compram em
média R$ 12,00. 91% dos entrevistados afirmam que não levam lista de compras e
que 75% das marcas compradas são decididas dentro do estabelecimento. Você
leitor que atua nesta área, pode aproveitar mais estas informações, aumentando
o conforto e a atração do seu estabelecimento, para que seja possível aumentar
o volume de consumo por cliente, muitas vezes potencializado pelo aumento do
tempo produtivo do cliente no interior do estabelecimento.
Compras por impulso: 85% das decisões de compra ocorrem de forma
inconsciente. Ou seja, as novas pesquisas consolidam o fato dos brasileiros
terem o maior percentual de compra por impulso, sem lista de compras de
produtos e marcas. Destaco então, a
necessidade do gestor que possui lojas físicas melhorar embalagens,
merchandising no ponto de venda, vitrines, exposição interna e externa, iluminação,
aromatização, cores, dentre outros atrativos.
Recomendações de clientes:
79% das pessoas da nova classe média, segmento que no Brasil chegou a
aproximadamente 100.000.000 (cem milhões) de pessoas, confia mais em
recomendações, indicações, sugestões de parentes e amigos próximos, do que em
propaganda de TV. Os números reforçam a importância de estabelecer uma relação
cada vez mais estreita entre a marca e a imagem da empresa e seus clientes,
visando acessar a rede de relacionamento dos clientes através de testemunhos positivos
e recomendações.
Consumo da classe C: A classe C tem sido responsável por quase 1
trilhão de reais dos gastos com consumo, ou seja, a maior fatia dos cerca de 2,5
trilhões do consumo no Brasil. Só na área de educação, com pagamento de mensalidades
escolares, material escolar e livros, o consumo tem sido 17 bilhões. Vender
para este público é desafiador, por quererem mais pelos recursos que possuem, é
mas altamente recompensador, pois o volume é grande e a empresa ganha em
escala.
Dia das Mães: Segundo o SPC Brasil o crescimento das vendas no
Dia das Mães foi de 6,44%. Já para a Serasa, a alta foi de 5,3%, comparado com 2012.
As vendas no varejo brasileiro para o dia das Mães de 2013 cresceram entre 5 e
6% na comparação com o ano anterior, segundo pesquisas do Sindilojas divulgadas
recentemente, mostrando que as datas especiais quando bem aproveitadas pelas
empresas, geram excelentes retornos.
Dia dos Pais: Vem aí o Dia dos Pais, data que tem potencial para
render bem mais vendas, se comparado com outras datas. O Programa de Extensão
em Gestão do Varejo da Unijuí divulgou pesquisa sobre os presentes que os
filhos pretendem comprar para seus pais neste ano. Vale a pena conferir e
preparar os estoques.
Um abraço e o desejo de ótimas vendas! Até a
próxima semana!
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