quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Sinais de Fracasso
“O
seu diferencial no atendimento depende do quanto você se empenha para destacar
aos clientes cada detalhe da empresa, produtos e serviços”. A frase é do prof.
Randes Enes da FGV e compartilho nesta semana, pois qualificar o atendimento é
desafio diário de todos nós, na busca pela melhoria contínua dos nossos
negócios e da vida das pessoas com as quais nos relacionamos.
Lendo
um texto do professor Randes Enes, da FGV, que considero muito pertinente,
decidi compartilhar com os amigos leitores para que também o façam com seus
colegas, para que todos possam auxiliar uns aos outros, quando eventualmente
aparecerem estes e outros sinais similares. Segundo Randes, os sinais de
fracasso são os seguintes:
1-
Quando
você comete um erro e diz: “Mas a culpa não foi minha!”
2-
Quando
você (ou alguém pensa) “Mudar? Para quê? Isso sempre foi assim...”
3-
Quando
o seu superior imediato, ou seu colega de função tem talento e você, em vez de
buscar sinergias com eles, busca defeitos.
4-
Quando
você entende que os seus insucessos foram causados pelo azar.
5-
Quando
você já falou assim: “ ...Olha, mas tem muita gente pior que eu...”
Analisando
as posturas pessoais, os pensamentos e as falas de profissionais de diferentes
áreas, muitos destes pontos estão presentes com certa frequência e justamente em
situações que não tiveram bons resultados, não é mesmo?
Para
que possamos estar atentos a estes sinais, e evitá-los em nossas vidas e nossas
equipe, é fundamental uma disciplina individual e também uma ajuda mútua e
coletiva para que possamos todos ter um entendimento diferente das
responsabilidades com o que ocorre com a vida, a carreira e os negócios de cada
um, conseguindo gerar atitudes com maior poder pessoal de cada profissional.
Administrando o
tempo do vendedor
O
tempo é um dos recursos mais valiosos para os profissionais de vendas e
administrá-lo bem, é uma das melhores maneiras para prosperar. É preciso
dividir o tempo em Preparação, Administração, Vendas, Alimentação e repouso,
Viagens e Espera. As pesquisas mostram que em média, o vendedor passa mais de
cinco horas por dia em alguma forma de venda, entre as quais a visita de vendas.
A distribuição de trabalho normal de 46,9 horas média/semana/mês seria de aproximadamente
a seguinte:
-
Venda pessoal (face a face) - 14,3
horas, ou 31% do tempo;
-
Venda por telefone – 11,6 horas, ou 25% do tempo;
-
Esperando ou viajando – 8,5 horas, ou 18% do tempo;
-
Tarefas administrativas - 7,2 horas, ou 15% do tempo;
-
Visitas de vendas – 5,3 horas, ou 11% do tempo;
Todas estas são tarefas
fundamentais para o processo de vendas e portanto intrínsecas do trabalho dos
profissionais da área. Assim, é fundamental realizá-las considerando os
parâmetros citados e adequados à realidade de cada região de atuação, produtos
comercializados, características do cliente, dentre outros. Estruturando bem a
distribuição do tempo e utilizando bem o tempo para cada tarefa, a
produtividade vai seguramente, gerar melhores resultados para a sua empresa e
para os profissionais.
Desejando
a você e a sua equipe melhores vendas, um abraço e até a próxima semana!
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Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarcelo, teneho acompanhado muito o seu blog e as suas dicas tem sido importantes para eu continuar dando apoio no negócio da minha esposa. ( www.chocolitos.com.br )
ResponderExcluirObrigado,
Lelê Garofle