Seguindo no incentivo aos amigos leitores
para buscarem mais resultados neste fim do ano, traço aqui mais recomendações
para aproveitar melhor esta época de prosperidade para o comércio. Mesmo que seja
difícil recuperar eventuais atrasos e tempo perdido ao longo do ano, ainda é
possível provocar mudanças para buscar melhores resultados de Natal e Fim de
Ano. Então não será agora que você vai sanar os problemas estruturais da
empresa e por isso, ao reunir o pessoal para apresentar as propostas, discutir
inovações, organizar a equipe para as semanas mais movimentadas que vem por aí,
procure dar um feedback destacando as questões positivas do ano que finda e
como podem utilizar isso para obterem melhores resultados nos próximos dias.
No desenvolvimento do seu plano para Natal e
Ano Novo é preciso que o comércio priorize dois objetivos que são aumentar o
tráfego e aumentar o fluxo de clientes e prospects. Para aumentar o tráfego,
podem ser utilizados folhetos, vitrine atrativa, mídias de massa, redes
sociais, promoções de vendas, e outras ações que façam com que o público alvo
do seu negócio, vá até os pontos de venda. Para aumentar o fluxo é preciso
criar situações para a maior circulação de pessoas no interior dos pontos de
vendas e maior interação com as diferentes categorias de produtos, pois isso
vai estimular a compra de itens que não estavam no planejamento inicial do
cliente. Sabe-se que até 80% das compras dos brasileiros é por impulso e se
você souber explorar bem este fator, comprovará que é na venda por impulso que
se constrói o diferencial positivo no caixa. Para vender mais por impulso, além
de um “ambiente vendedor”, os profissionais de vendas e de atendimento precisam
ser preparados para assessorar a compra do cliente. Fornecendo interação,
gerando curiosidade, riqueza de ideias, atratividade e informação, se desperta
mais desejo pelo que é oferecido e deixará bons resultados no caixa.
A fachada e a vitrine são as principais
mídias do seu ponto de venda neste momento e não esqueça destes importantes
fatores, pois é o cartão de visitas da sua empresa. Claro que rever a fachada
suja, desbotada, com pouca comunicação, é tão básico quanto colocar bolinhas,
luzinhas, guirlandas, árvore, neve e Papai Noel, pois o cliente espera no
mínimo isso.
Quanto ao atendimento, prepare o pessoal para
não se deixar levar pela correria que se abate em algumas horas do dia e
realmente ouvir, o cliente que está na sua frente. Faça perguntas-chave,
deixe-o falar e assim poderá oferecer várias coisas que ele desejará. É crucial
investir em bom atendimento neste período. Para concentrar o tempo dos seus
vendedores na busca de resultados, você pode estruturar um apoio operacional
temporário neste período, liberando os profissionais de venda de algumas
tarefas de logística e organização.
Não fique esperando o aumento natural das
vendas neste período, pois já vi muitas empresas se frustrarem ao descobrir ao
final do período, que perderam muitos negócios para os concorrentes que se
estruturaram e se organizaram melhor.
No Natal todos esperamos ser encantados com o
clima que vai se criando, não é mesmo? Não é isso que chamam “magia do
Natal”? As pessoas vão se contagiando
com todos estes estímulos, que vão alterando o modo com que agem
costumeiramente. A sua empresa, se quiser vender mais, precisa entrar neste
clima, contribuir com o encantamento do cliente ousando com coisas mais
lúdicas, divertidas como montar temas diferentes e criar situações engraçadas
com eles, provocando interações e momentos marcantes. Você e sua equipe
precisam acreditar que ótimos resultados serão alcançados de acordo com o
entusiasmo que forem capazes de ter e mostrar, trazendo o Natal para dentro
para dentro do seu ponto de vendas e para dentro de cada pessoa da sua empresa.
Desejo
ótimas vendas e um feliz e abençoado Natal a todos!
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