Você, eu, nossas famílias enquanto
consumidores e clientes de muitas empresas, admiramos muitos acertos, mas
também erros, nesta fase tão esperada pelo comércio do mundo todo, que é o
Natal. Cada um de nós poderia fazer uma lista daqueles pontos que nos faz
comprar mais, voltar sempre, ou ainda, não mais voltar e ainda avisar os
amigos. A partir destas observações e de algumas leituras a respeito, listo a
seguir alguns pontos, incluindo alguns baseados na opinião de Raul Candeloro,
editor da Venda Mais, a serem observados pelos lojistas, buscando a melhor
preparação para esta época de boas vendas.
- Faça um bom planejamento para aproveitar todas
as muitas oportunidades que o Natal oferece, deste o momento em que as famílias
se preparam e que cada momento é mais cedo;
- Envolva TODA a sua equipe na busca pelo aproveitamento
dessas oportunidades;
- Defina claramente as metas de vendas para o
Natal, inclusive com metas específicas por linha de produto ou serviço, por profissional,
por loja, etc.;
- Procure criar campanhas promocionais com produtos
e serviços adicionais que agreguem valor percebido e lucratividade;
- Se nas campanhas for possível acrescentar
prêmios que gerem experimentação de novos produtos e serviços, você ainda
aproveita para gerar mais possibilidades de vendas e propagação dos seus
produtos;
- Crie campanhas internas estimulando a
equipe comercial e as equipes de apoio. Não esqueça destes, que na maioria das
vezes são chaves do processo e nem todos percebem;
- Estimule a antecipação de compras por parte
de clientes, utilizando a criatividade da sua equipe para criar diversas ações.
Assim você se antecipa a concorrência e ainda reduz o acúmulo de clientes no
mesmo período, o que sempre dificulta o bom atendimento;
- Utilize as mídias sociais e pesquisas por
e-mail para detectar rapidamente o que vai vender mais e certifique-se de que a
falta de produtos não vai atrapalhar;
- Seja ágil e esteja preparado em termos
operacionais e de logística para receber um fluxo maior de clientes,
telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc.;
- Treine e reforce a equipe para receber um
fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc.;
- Crie e distribua para os clientes mais fiéis
e com maior potencial, um vale-compras ou vale-desconto para estimular compras
futuras e recompras. Você sabe que uma parte dos clientes só compra da sua loja
neste período e é o melhor momento para estimular o aumento da frequência;
- Dê e faça ofertas especiais e tratamento
VIP a quem JÁ É cliente. Quem já é seu cliente espera ser tratado de forma
especial, principalmente neste momento em que há um acúmulo de clientes na
empresa e muitos deles eventuais;
- Cadastre os clientes novos para contatos
futuros e pós-venda. É preciso investir um pouco de tempo de sua equipe agora,
para colher depois, então, o cadastro precisa ter informações corretas e
completas para os futuros contatos;
- Prepare a equipe para fazer o pós-venda e
construir relacionamentos. Será fundamental para melhorar o desempenho nos
meses seguintes, onde normalmente reduz o movimento;
- Alinhe-se a uma causa social
(responsabilidade social), mas atenção, a uma, para dar foco e que a sua
contribuição traga resultados para a causa e para a sua empresa.
Finalizando, com este check-list como
referência, você pode acelerar os preparativos para os negócios do Natal. Quais
as primeiras 3 ações que você pode fazer de prático e objetivo – agora – para
ter certeza de aproveitar melhor as oportunidades de vendas no Natal?
Se a lista estiver grande para você, prefira
alguns itens como prioritários, convide a sua equipe e mãos a obra!
Desejo
ótimas vendas e um feliz e abençoado Natal a todos!
Oi, meu nome é Joana e adoro seu blog!
ResponderExcluirGosto muito de escrever, conversar e estar envolvida na área de administração, mas infelizmente não tenho tempo para manter um site ou blog...
Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu te mandar um texto meu e vocês publicarem. Meu e-mail é: joana.munhoz@hotmail.com
Desde já,
Obrigada