Ao circular por várias
organizações e em entidades da classe empresarial, é possível fazer um paralelo
entre gestores e equipes pessimistas e suas organizações em decadência de um
lado e gestores e equipes entusiasmados e organizações prósperas, de outro.
Naquelas organizações em que esta percepção é mais aparente, tanto o
negativismo, quanto o entusiasmo estão enraizados e acabaram por fazer parte da
cultura destes negócios.
Ninguém gosta de fazer negócios com pessoas
mal-humoradas, “azedas”, “amargas” ou de “caras feias”. Um bom negócio é um
processo mental onde a única coisa que o separa do sucesso é sua atitude
mental. Henry Ford dizia que “se você pensa que pode, ou pensa que não pode, de
qualquer maneira você está certo.” Você pode oferecer um ótimo produto ou
serviço, mas se estiver desmotivado, não venderá, pois a maior causa do
fracasso em vendas não é o preço, mas a falta de entusiasmo.
É preciso afastar-se e afastar a sua equipe de
pessoas negativas, fofoqueiras e pessimistas, pois elas são altamente
contagiosas, como eu costumo definir. Aproxime-se e sua equipe, de pessoas
positivas, de gente do bem e dos bem sucedidos, com as quais vocês podem
aprender coisas boas e se inspirar. O escritor e palestrante César Frazão,
sugere que sempre que surjam algumas frases e entendimentos que criam imagens
negativas (pequenas), possamos trocá-las em nosso vocabulário e de nossa
equipe, por outras que criam imagens positivas (grandes), como por exemplo:
- Trocar “O mercado está
saturado” por “Com certeza, têm empresas novas que não nos conhecem ainda!”
- Trocar “Sou muito jovem
(ou velho) para isso.” por “Ser jovem é bom, tem tempo. Ser mais velho é bom,
tem experiência.”
- Trocar “As vendas estão
muito baixas.” por “Vamos pensar em ideias novas para aumentar as vendas!”
Para uma mudança de postura desta natureza, é preciso
uma liderança forte, pois é impossível ter uma equipe de vendas forte, com
liderança fraca, assim como é impossível ter uma equipe entusiasmada com um
gestor negativista. Não existe mágica em vendas, ou em qualquer negócio! Tudo é
uma relação de causa e efeito! Frazão, já citado, sugere 3 fatores fundamentais
para vencer nos negócios:
1- Querer: ninguém pode querer por você, ou você quer de
verdade, ou estará fora do jogo;
2-Autoconfiança: não importando se a origem é humilde ou se
as condições são desfavoráveis, você precisa saber que é capaz.
3- Fé: ter e acreditar que dará certo, mesmo quando ninguém
acredita.
Nesta linha, outro dia
visitei uma empresa em havia um cartaz na porta de entrada da área de vendas
com os seguintes dizeres: “Aqui é proibida a entrada de crise e pessoas
negativas. É lugar de gente feliz, positiva, que quer trabalhar, ganhar
dinheiro e crescer na vida com bons negócios.” É a forma que aquela equipe
encontrou para lembrar que é o entusiasmo que vende e que o pessimismo
contamina os resultados. Um cliente que não sente entusiasmo no próprio
vendedor, vai ter reduzida a motivação inicial para a compra e se tiver mais
alguma objeção, o negócio já estará comprometido.
Costuma-se dizer que o
fato comprova, mas é o entusiasmo que convence! Então, avalie o seu entusiasmo
e o da sua equipe! Depois sigam a diante liberando a energia positiva para
fazer tudo com mais vontade e vocês verão os resultados prosperarem.
Um abraço, com o desejo de
ótimos negócios a todos e até a próxima!
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