Pelos e-mails,
mensagens no blog e redes sociais, percebi que o assunto fidelidade aos
negócios locais, da semana passada, merece continuidade e para isso aproveito o
espaço de hoje. Semanalmente em 12 jornais do RS e SC, e mensalmente em 6
revistas, os textos chegam de forma impressa a mais de uma centena de
municípios. Pelo blog www.gestaonegociosecia.blogspot.com e redes sociais chegam bem mais longe e se replicam. Alguns textos
agradam mais os empresários, outras vezes aos profissionais, e outras, como a
fidelidade aos negócios locais, atinge a todos os que querem mais
desenvolvimento para suas comunidades.
Para aumentar o
volume de negócios locais é preciso começar com os próprios moradores, que mais
fidelizados, poderão auxiliar com suas redes de contatos, dialogando sobre suas
experiências, atraindo mais negócios de municípios vizinhos e outros. Para isso
é preciso vencer um vício de autoestima, presente em muitas pessoas a quem “a
grama do vizinho” sempre parece melhor do que a sua, multiplicado quando se
trata de uma comunidade e potencializando o problema para os negócios locais. A
quem duvidar, sugiro um teste com a família e amigos, pedindo dicas para
adquirir determinados bens ou serviços. Analise os depoimentos em favor e
contra os negócios locais. Minha experiência neste sentido é de ouvir muitos
mitos, ou seja, opiniões e afirmações que em parte não conferem com a realidade.
Assim, entendo que as primeiras ações para valorizar os negócios locais são:
superar a baixa estima dos moradores com a sua comunidade e; um conjunto de
ações para superar os mitos existentes em relação a vantagens ou desvantagens
financeiras, incorporando a comparação de preços, tempo e custos de
deslocamentos, fretes, e condições de pagamento.
Em paralelo, são
necessárias ações efetivas para melhoria da atratividade dos negócios locais. O
envolvimento da administração municipal, principal interessada no aumento do
PIB, das instituições de ensino, assim como das entidades representativas da
produção local, como ACI, Sindilojas, CDL, Emater, sindicato de trabalhadores
rurais, do comércio, da indústria, quanto maior for, maior o efeito positivo. Há
muitas possibilidades e cito algumas, que tenho a satisfação de estar envolvido
na condição de integrante das direções da FAHOR e da ACIAP, no município de
Horizontina-RS.
Uma das
iniciativas é o SmartCity, um aplicativo para smartphone pelo qual é possível a
todos os negócios locais estarem disponíveis na mão dos moradores, a qualquer
hora e em qualquer dia ou local. Lojas de vestuário, calçados, cama e mesa,
lojas de móveis, eletro, construção, hotéis, restaurantes, lancherias,
farmácias, consultórios, terapeutas, prestadores de serviços, cursos, eventos, supermercados
e também entregadores como motos, táxis, fretistas para as entregas estão todos
conectados e à disposição num único aplicativo. É muito fácil de utilizar,
tanto para empresários cadastrarem produtos com fotografias, preços, e
condições, bem como para os interessados consultar, comprar e encomendar, para
retirada na loja ou entrega em casa. O aplicativo é de propriedade da Tecnicon,
e no município tem apoio da ACIAP e da FAHOR.
Outra iniciativa
é a campanha “Horizontina é melhor para você!” com várias ações previstas para
valorização da comunidade e dos negócios locais. Uma das ações de fidelização é
o HZ, bônus que os clientes recebem ao comprar
nas empresas locais e que podem ser utilizados em compras na mesma empresa ou
em outras, participantes da promoção. No promocional de Natal e do último fim
de ano, foram distribuídos 60mil HZs em prêmios e algumas empresas e entidades ainda
substituíram o presente ou a cesta de Natal por HZs, aumentando o volume de bônus
circulante utilizado em compras locais. Os HZs tem paridade total com o real,
possuindo um lastro depositado no sistema bancário. As cédulas possuem vários
dispositivos antifraude e podem ser acumulados pelos clientes para compras maiores
e conforme seus planos. A promoção foi criada pela ACIAP e FAHOR, tem apoio
inclusive financeiro, da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores,
além das empresas participantes.
Podemos falar
mais sobre estas e outras iniciativas. O que mais pode-se fazer pela fidelidade
aos negócios dos nossos municípios?
Um abraço e até a
próxima!
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