A medida que o
mercado consumidor evolui, impõe desafios como a Indústria 4.0 e se
complexifica, a especialização do varejo avança. Nossos pais e avós citam em
suas histórias os armazéns, onde havia quase que de tudo o que tinha na época
para vender. Com o passar dos anos, as novas empresas para terem espaço, precisavam
ser mais focadas, sendo algumas em alimentos e bebidas, outras em vestuário, outras
em utensílios, materiais de construção, móveis e mais tarde as lojas segmentadas
por gênero, por idade, área geográfica, comportamento do cliente, dentre
outros.
O varejo segue se
especializando, pois as novas empresas para terem espaço em mercados segmentados,
criam negócios bem focados e assim vai se consolidando o novo varejo. As
grandes empresas vão terceirizando uma parcela expressiva de sua produção para
concentrarem sua atenção, energia e investimentos na linha de frente, no mercado
e nos clientes. Com isso, o varejo ganha novos contornos e uma definição melhor
de como deverá se reordenar as empresas que quiserem estar no futuro.
Os produtos
industrializados de alimentação, higiene, beleza e muitos complementos ainda
ficarão reservados para os super ou hipermercados. Nos outros segmentos deverão
se fortalecer empresas já existentes e surgir novas, oferecendo satisfação de
necessidades específicas, de duas formas, sendo uma delas através de opções
como elegância e vestuário para homens, mulheres, crianças, decoração, produtos
de beleza, cama, mesa, banho, artigos de festas, automóveis, construção e a
outras através de lojas exclusivas de uma única marca, focada em todos os seus
leais seguidores.
De uma forma ou
outra, a especialização do varejo é decisiva e essencial para o sucesso. No
momento em que aumenta a concorrência, muitas vezes genérica, de porta em porte
e pela internet, mais do que nunca, quem sabe trabalhar no “cada macaco no seu
galho” vai se fortalecer. Com isso é preciso deixar de querer pular para o
galho do próximo, para não fragilizar ou perder a consolidação da sua especialidade.
A especialização
do varejo tem razão na evolução do comportamento do consumidor que mais do que
comprar, quer se relacionar com empresas e prestadores de serviços em que
reconhecem autoridade e competência e que sejam capazes de proporcionar uma
encantadora e memorável experiência de compra. Estabelecimentos comerciais que
se revelem preparados para construir e estabelecer um vínculo emocional com
seus clientes já tem e terão cada vez mais a preferência do consumidor com
poder de compra. Por esta razão é que as chamadas lojas conceito se
multiplicam, que diferentes fabricantes voltam a investir em lojas próprias e
exclusivas, que muitos varejistas passam a investir em pontos de vendas
confortáveis, climatizados, adequados a oferecer algo desejado e surpreendente
aos seus clientes, ainda que na companhia de outras empresas.
O consumidor
mudou e o varejo vai mostrando que assimila, reconhece e responde a estas mudanças,
passando por uma renovação das mais importantes. Como a sua empresa e sua
equipe esta acompanhando este movimento?
Um abraço e até a
próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário