“As
pessoas não querem um chefe amigo. Querem um líder que as ajude a alcançar
metas." A frase é do empresário Brian
Scudamore que publicou um artigo no site Inc.com que teve boa repercussão entre
colunistas de diversas revistas, como a Época Negócios. O autor conta como
pode-se fracassar ao tentar ser um “chefe legal”, e deixou dicas para uma
liderança efetiva, comentadas brevemente neste espaço.
Brian afirma que as pessoas não querem que seu
chefe seja seu melhor amigo, pois elas “querem um líder que apoie seu sucesso e
as ajude a conquistar suas metas”. De acordo com o empresário, é melhor ser um
chefe que todos respeitam do que um amigo de toda a equipe. Brian
afirma que chegou a essa conclusão depois de tentar “ser um chefe legal e criar
um ambiente divertido para o trabalho” no começo do seu negócio. “Meus esforços
saíram pela culatra: toda vez algo dava errado. Era quase impossível dizer aos
meus ‘amigos’ que eles estavam falhando”, diz o empresário. “Percebi que não os
conduzi ao sucesso. Agindo primeiramente como amigo, falhei em ser o bom líder
que eles precisavam”. Ele diz que percebeu que as pessoas realmente precisam de
um chefe honesto e respeitoso, que trate a todos com imparcialidade, equidade e
que dê feedbacks úteis. Com a experiência de ter experimentado diferentes
formas de liderar as equipes da sua empresa Scudamore escreveu quatro dicas
para ser um líder efetivo:
1.
Estabeleça limites – Considerando que se passa
a maior parte útil do dia no trabalho é natural criar um relacionamento com os colegas,
mas é preciso definir limites desde o primeiro dia. O bom ambiente de trabalho é casual com líderes acessíveis,
mantendo avaliações regulares para entender o que está e o que não está
funcionando. “Interações com os subordinados diretos devem ser sempre tratadas
com profissionalismo e integridade”, sugere Brian.
2.
Evite o favoritismo - É muito importante que não se crie
alguma espécie de “favoritismo” nas equipes, isto porque os membros de um time
que sentem que alguém está tendo um tratamento especial, perdem o respeito pela
autoridade. O líder precisa ser objetivo mantendo todos “remando juntos”.
Quando todos são cobrados e orientados da mesma forma se estabelece uma fonte
de amparo para qualquer conflito que surja.
3.
Ajude subordinados a definir e alcançar suas metas – Gerentes,
Diretores, Executivos que ajudam suas equipes a definir e alcançar suas metas
têm times mais engajados, produtivos e criativos. Realizar reuniões semanais
para definir e revisar metas, discutir a melhor solução para os problemas que
aparecem é o que assegura aos bons chefes que estejam “de olho” no que está
acontecendo e ainda, que os times estão recebendo o suporte de que precisam.
4.
Conquiste o respeito de sua equipe – O empresário
afirma que é melhor ser um chefe respeitoso e respeitado do que ser o camarada
de todo mundo. “Há um equívoco de que sua equipe vai te odiar se você não pegar
leve com eles. Na verdade, ser um frouxo prejudica a lealdade do empregado e
reduz sua produtividade” afirma Scudamore.
Um bom líder precisa saber quando é hora de relaxar e quando é
hora de trabalhar duro, e transmitir isso para a equipe. Quem encontrar este
equilíbrio certamente terá uma boa equipe e com sorte, a gratidão de quem
colherá os resultados a longo prazo.
Desejando uma
melhor liderança e um melhor desempenho nos negócios dos amigos leitores, desejo um próspero 2019 a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário