No início do ano parece que quase todo mundo quer fazer coisas
novas no ano que está por vir. Depois é que vai dando um relaxamento e muitos
desejos não viram metas, nem planos e também não se concretizam. Que tal
aproveitar a entusiasmo do início do ano e iniciar um processo de inovação?
Segue aqui algumas dicas inspiradas nos textos de Carmine Gallo, colunista da
Business Week.
Lembre de alguém que você conhece que seguiu uma paixão e estude
essa pessoa. Ela produziu ideias criativas e únicas? Parece ter mais energia
entusiasmo e empolgação do que outras pessoas? Fale muito com ela. Você pode
ter alguns insights sobre os métodos, o modo de encarar os desafios, como foi a
transição entre trabalhar em algo em que não se engajava, para fazer algo que
gosta.
Você tem interesses fora do que faz para viver? Em caso
afirmativo, investigue-os! Você pode ficar surpreso sobre como pode transformar
essas paixões em sucesso financeiro. Faça o que gosta. Se ainda não encontrou,
continue procurando. Não se acomode. Tente algo novo este ano. Faça um curso,
leia um livro ou vá a uma conferência que pode não ter nada a ver com o seu
trabalho.
Se você for um empregado que se sente preso a um emprego que não
gosta, tome providências hoje, mesmo pequenas, para encontrar uma empresa ou um
cargo mais compatível com suas habilidades e sua verdadeira vocação. Você nunca
se sentirá suficientemente inspirado para criar inovações estimulantes se não
gostar da sua função.
Se você comanda uma equipe de pessoas em uma grande empresa, desenvolva
empreendedores internos, ofereça a elas tempo, recursos e incentivos para
seguir suas paixões e desenvolver novas ideias, e sobretudo, a confiança de
assumir riscos. Nunca subestime o poder da visão audaciosa, específica, concisa
e consistente que todos os membros da sua equipe conseguem incorporar. Se ainda
não há uma visão assim, 2019 é o momento para ter.
Você conhece alguém que motivou outras pessoas comunicando uma
grande visão para sua empresa ou iniciativa? Preste atenção na forma como essas
pessoas incorporam a visão nas suas conversas. É a visão influenciando a
cultura e esta, as ações das pessoas.
“Não faça planos modestos. Eles não têm magia para provocar
entusiasmo.” É uma frase de Daniel Hudson Burnham, arquiteto, norte-americano.
Permita-se sonhar grande e crie uma visão para sua marca que o inspire a
levantar todas as manhãs. Desenvolva um propósito nobre que dê sentido à sua
vida e a probabilidade é que também inspirará sua equipe.
Teste sua visão, torne-a ousada, específica, concisa e constante.
Certifique-se de que sua visão se ajusta facilmente em um post de twitter com
no máximo 140 caracteres. Imagine-se já tendo realizado sua visão, independentemente
de quão longe isso está no futuro. A paixão é o combustível que lhe fornece
energia para alcançar seus sonhos, mas a visão fornece o roteiro.
Utilize analogias e metáforas para pensar sobre um problema. Ao encontrar
similaridades entre duas coisas que não são parecidas, seu cérebro realiza
conexões novas e às vezes, profundas. Deixe sua zona de conforto de vez em
quando, pois isso é básico para o processo criativo florescer. Não viva com
medo do novo e abrace a mudança. Abrace a diversidade de opinião e experiência.
Lembre-se da frase Albert Einstein “A imaginação é mais importante do que o
conhecimento”.
Dedique 15 minutos por dia formulando perguntas que desafiam o
status quo. Em vez de perguntar “como?” utilize perguntas que começam com
“porquê?” e “e se...?”. Busque novas experiências. Os pesquisadores dizem que
em quanto mais lugares diferentes uma pessoa viveu, mais esta pessoa tende a
aproveitar essa experiência para criar ideias, processos ou métodos inovadores.
Finalizando, em 2019, permita um bom espaço para experiências,
inovações, mudanças em seu planejamento, começando logo, para aproveitar o
entusiasmo deste momento.
Ainda está
valendo o desejo de um Feliz e Próspero 2019 a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário