O varejo vem passando por tantas
mudanças que é possível recomendar a quem ainda não mudou muito, uma revisão
completa dos conceitos, práticas, estruturas e atitudes. Neste ramo, é
facilmente perceptível a decadência daqueles que não se dispõe a mudar.
Lojas físicas, isoladas, ou em Centros
Comerciais estão fechando suas portas, independente do tempo de existência ou da
sua tradição, simplesmente porque não se dispuseram a acompanhar ou a entender
o momento do consumidor. Algumas das características mais marcantes desta situação
podem ser percebidas por:
-
Crescimento constante e exponencial do comércio eletrônico;
- Redução drástica das margens de rentabilidade para fazer frente ao acirramento
da concorrência;
- Alta taxa de endividamento de
várias redes de varejo global;
- Novos
comportamentos dos consumidores, especialmente das gerações mais jovens;
- Aumento
do número de pontos de venda com oferta acima
da evolução de demanda.
É certo que o
varejo físico continua e continuará se expandindo e evoluindo, pois as
mudanças deixarão mais fortes aqueles que souberem superar as dificuldades,
inovar e se diferenciarem. Alguns vão ficar pelo caminho, mas serão os que
optarem por não evoluir com o setor.
Uma das características mais marcantes
que veremos crescer a partir de agora é a redução do número de lojas somente
físicas e somente on line, pois as que mais crescem no momento são aquelas que
têm estes dois e até mais canais funcionando junto e ao mesmo tempo, aproveitando
melhor as vantagens competitivas de cada modelo.
Temas como cuidados com a saúde,
envolvendo bem estar físico, mental e espiritual, mesclando medicina,
tecnologia, ciência, espiritualidade, alimentação natural, orgânicos, onde a
saudabilidade vem antes do preço, sabor, cor, e outras logicas de consumo estão
adentrando cada vez mais nos mais variados ramos do varejo. Nesta linha, recomenda-se
que a empresa tenha uma causa bem definida, conhecida e relevante para seu
público desejado. Outra característica marcante nesta revolução do varejo é a
estética, pela qual boa parte das áreas do comércio deve passar para manterem-se
vivas. A tendência minimalista das exposições internas e externas, expositores,
pontos quentes, vitrines e fachadas já causa uma boa diferença para as empresas
que a adotam. Simplicidade com muito bom gosto, objetividade com foco no
interesse do cliente desejado, são as tendências de sucesso no momento.
Verificam-se muitas lojas tradicionais
enfrentando seus períodos mais difíceis, situadas próximas de outras que surgem
vigorosas. Um fator que contribui é o comportamento e busca daquilo que é
diferente, em alguns casos exótico
e simbólico, mas também daquilo que é natural e gera novas e mais experiências
que está presente nas tendências do varejo. É a chance das empresas
nascentes, das novas marcas se expandirem para o Brasil, das marcas brasileiras
consolidadas avançarem para o exterior.
O varejo ainda vai seguir mudando e o
caminho é a diferenciação da oferta, diferenciação de marca, causas relevantes
e experiências marcantes para os seus públicos. Quem ainda não começou a sua
revolução no varejo, agora é a hora.
Negócios melhores
para 2019 é o que desejo a todos os leitores!
Um abraço e até a próxima!
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