sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Repaginar o varejo


O varejo vem passando por tantas mudanças que é possível recomendar a quem ainda não mudou muito, uma revisão completa dos conceitos, práticas, estruturas e atitudes. Neste ramo, é facilmente perceptível a decadência daqueles que não se dispõe a mudar.
Lojas físicas, isoladas, ou em Centros Comerciais estão fechando suas portas, independente do tempo de existência ou da sua tradição, simplesmente porque não se dispuseram a acompanhar ou a entender o momento do consumidor. Algumas das características mais marcantes desta situação podem ser percebidas por:
- Crescimento constante e exponencial do comércio eletrônico;
- Redução drástica das margens de rentabilidade para fazer frente ao acirramento da concorrência;
- Alta taxa de endividamento de várias redes de varejo global;
- Novos comportamentos dos consumidores, especialmente das gerações mais jovens;
- Aumento do número de pontos de venda com oferta acima da evolução de demanda.
É certo que o varejo físico continua e continuará se expandindo e evoluindo, pois as mudanças deixarão mais fortes aqueles que souberem superar as dificuldades, inovar e se diferenciarem. Alguns vão ficar pelo caminho, mas serão os que optarem por não evoluir com o setor.
Uma das características mais marcantes que veremos crescer a partir de agora é a redução do número de lojas somente físicas e somente on line, pois as que mais crescem no momento são aquelas que têm estes dois e até mais canais funcionando junto e ao mesmo tempo, aproveitando melhor as vantagens competitivas de cada modelo.
Temas como cuidados com a saúde, envolvendo bem estar físico, mental e espiritual, mesclando medicina, tecnologia, ciência, espiritualidade, alimentação natural, orgânicos, onde a saudabilidade vem antes do preço, sabor, cor, e outras logicas de consumo estão adentrando cada vez mais nos mais variados ramos do varejo. Nesta linha, recomenda-se que a empresa tenha uma causa bem definida, conhecida e relevante para seu público desejado. Outra característica marcante nesta revolução do varejo é a estética, pela qual boa parte das áreas do comércio deve passar para manterem-se vivas. A tendência minimalista das exposições internas e externas, expositores, pontos quentes, vitrines e fachadas já causa uma boa diferença para as empresas que a adotam. Simplicidade com muito bom gosto, objetividade com foco no interesse do cliente desejado, são as tendências de sucesso no momento.
Verificam-se muitas lojas tradicionais enfrentando seus períodos mais difíceis, situadas próximas de outras que surgem vigorosas. Um fator que contribui é o comportamento e busca daquilo que é diferente, em alguns casos exótico e simbólico, mas também daquilo que é natural e gera novas e mais experiências que está presente nas tendências do varejo. É a chance das empresas nascentes, das novas marcas se expandirem para o Brasil, das marcas brasileiras consolidadas avançarem para o exterior.
O varejo ainda vai seguir mudando e o caminho é a diferenciação da oferta, diferenciação de marca, causas relevantes e experiências marcantes para os seus públicos. Quem ainda não começou a sua revolução no varejo, agora é a hora.
Negócios melhores para 2019 é o que desejo a todos os leitores!
Um abraço e até a próxima!

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