quarta-feira, 28 de julho de 2021

Escolhas da vida

 


                Palavras e ideias melhoram a mente e também alimentam a alma. Uma leitura que recomendo é do autor conhecido em todo o planeta, Deepak Chopra no propósito de ajudar as pessoas que querem buscar mais sucesso em seus negócios, carreiras e projetos.

Uma proposta de Chopra é o distanciamento. Muitos economistas também pregam esta prática para entender melhor o problema, saindo do olho do furacão e analisando a uma distância maior para entender o conjunto e o sistema. A questão é que para solucionar problemas, muitas vezes é preciso desapegar do envolvimento mais profundo com o problema e/ou com os protagonistas. Quem se envolve profundamente com o problema, tende a forçar as soluções, podendo não ser as melhores. Ao se distanciar, mais contornos ficam visíveis e mais possibilidades podem surgir na busca de soluções, dando suporte as decisões e oportunizando as melhores escolhas.

                Está bem consolidado o conceito de que todo o problema representa uma oportunidade, embora poucos mencionem que muitas vezes é para um benefício maior. A pessoa que consegue incorporar este modo de entender o que ocorre ao seu redor perceberá cada vez mais possibilidades. Este é um modo encarar a vida que encanta e excita, afirma Chopra.

Tende-se a buscar soluções entre aquilo que se conhece, o que é extremamente limitante, pois o que uma pessoa ou pequeno grupo conhece pode ser muito pouco, diante do muito que existe atualmente, pois podem haver infinitas possibilidades entre aquilo que não é conhecido por um grupo restrito. Na verdade os problemas abrem muitas possibilidades de reorganização, reestruturação a partir de uma situação nova. Uma boa solução pode abrir muitos horizontes ignorados até um determinado momento. É sabido que as pessoas veem melhor as oportunidades quando estão predispostas e preparadas para as soluções e ao aprendizado. Quando a prepararão e pré-disposição se encontram com as oportunidades, que inclusive alguns chamam equivocadamente de sorte, tem-se a fórmula do sucesso!

                Pode-se decidir por quase tudo nesta vida e para as pessoas terem suporte para isso, Deus distribuiu muitos talentos a todas as pessoas. Todavia, o modelo mental de muita gente não permita que façam uso e acumulam-se reclamações sobre tudo e todos os que os rodeiam. Quem não identificou, ou não definiu aquilo que pode-se chamar de propósito de vida sofre mais e por consequência, faz sofrer muitos dos que os cercam. É comum ver gente admirada, especulando e até fantasiando sobre como determinada pessoa conseguiu ou está conseguindo fazer sucesso nas suas atividades. Uma das lições mais importantes que autores como Deepak Chopra têm procurado deixar é que aqueles que têm um propósito de vida claro e se preparam para este propósito, estão alinhando suas escolhas, suas atitudes e sua visão, e com isso concentrando muito mais seu tempo e energia, o que gera melhores resultados. Aos olhos de outros, parece que tiveram um caminho mais fácil para chegar ao sucesso pessoal e profissional, porém, pode ser que o conjunto de escolhas ao longo da vida tenha sido feito de forma mais alinhada com o grande propósito.

                A definição de uma boa visão de futuro geralmente é o que respondem as pessoas consideradas bem sucedidas quando lhes é perguntado sobre o primeiro passo, ou o momento decisivo em suas vidas. Para concretizar uma boa visão de futuro, porém, é preciso se conhecer muito bem, não subestimando, nem superestimando as capacidades internas e condições do ambiente. Reconhecer e reforçar os talentos diferenciados, aproximando-se cada vez mais da singularidade é o passo seguinte e outro momento decisivo. Além disso, é preciso definir bem o que se está disposto a fazer pelo outros, identificando as muitas possibilidades dos talentos desenvolvidos contribuírem com valor social, espiritual e a consciência. Auxiliar verdadeiramente é melhor forma de ser grato a Deus, a família e a sociedade, pela vida que se tem.

                Um abraço e até a próxima! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...