sexta-feira, 2 de julho de 2021

Uma grande onda de inovação

 


            Uma grande onda de inovação é algo que há muito tempo desejávamos para nosso Estado, País, planeta vem se intensificando nos últimos anos e acelerou, em parte, com a pandemia COVID 19. Precisávamos de mais gente falando e promovendo inovação em diferentes segmentos e vemos agora este como um dos conteúdos mais frequentes nas mais diferentes mídias e atividades.

Há algum tempo sugiro para leitores, turmas de estudantes e amigos que invistam 15 minutos, de todos os seus dias, formulando perguntas que desafiam a condição e a situação atual, ou seja, refletindo como várias delas poderiam ser diferentes. Outra sugestão é sempre buscar experiências novas, que podem ser desde comidas e bebidas com sabores, consistências, ingredientes, composições e elaborações diferentes, até jeitos diferentes de fazer negócios. Variar constantemente um grande número de situações na vida e no cotidiano estimula muito a inovação, a criatividade e a iniciativa. Quem lê livros e textos técnicos deve buscar ler alguns livros de ficção, por exemplo, assim, como quem lê ficção e romance deve escolher alguns livros tipo casa e jardim, antiguidades ou mais técnicos. Sugere-se também acompanhar conferências, lives, palestras, cursos fora da área de experiência e conhecimento, abrindo a mente ao que é novo, assim como voluntariar-se para eventos que não têm muito a ver com seu o trabalho. Aproveite cada oportunidade para viajar, preferencialmente para locais diferentes, para ver, ler e ouvir coisas novas. A propósito, os pesquisadores desta área afirmam que quanto maior o número de países, ou lugares uma pessoa viveu, ou passou, mais essa pessoa tende a aproveitar essa experiência para criar ideias, processos ou métodos inovadores em diferentes situações da vida pessoal e profissional.

Para ter uma equipe inovadora, é preciso contratar mais pessoas que agem fora das regras e convenções. Está comprovado que equipes mais criativas, mais inovadoras são formadas por pessoas de diferentes talentos, personalidades e atitudes, com diferentes áreas do conhecimento, que se complementam na busca de soluções inovadoras. É preciso lembrar sempre que quem não consegue mudar de ideia não consegue mudar nada.

“As pessoas loucas o suficiente para acreditar que podem mudar o mundo, são as que realmente o mudam.” é uma frase de autoria disputada por vários, mas independente disso, destaca o quanto a crença e as atitudes são fundamentais para as mudanças ocorrerem. Todos os dias tem-se oportunidades para ficar pensando nas diferentes fases e conquistas da vida pessoal e profissional, assim como investir tempo para inventar, criar, desenvolver os próximos passos da caminhada. “Quando você muda a forma como olha para as coisas, as coisas que você olha, mudam.” é uma frase atribuída a Waine Dyer, que deve ser alvo de reflexão frequente de cada um de nós.

Vivemos um tempo em que a simplicidade é a máxima sofisticação. O simples, claro e fácil está mais valorizado, porém, parece ser sempre mais difícil de ser alcançado e sabe-se que há muitas coisas desnecessárias ao nosso redor, nos serviços, nos produtos, em nossas empresas. É preciso descomplicar os negócios, bem como a forma dos clientes encontrá-los e utilizá-los. Ao focar na simplificação do trabalho, do atendimento, da venda, podem surgir várias ações inovadoras, então, comece por aí.

Além daqueles 15min por dia para pensar sobre como as suas atividades poderiam ser diferentes e melhores, algumas outras dicas para inovar podem ser: escrever todos os dias 1 ou 2 coisas novas que podem ser feitas para progredir; avaliar sempre qual é o motivo pelo qual as pessoas compram o que você oferece; examinar todos os aspectos do que você oferece, sob a perspectiva do seu cliente; facilitar os encontros do que você oferece, com seus clientes.

A vida que você quer para si e para a sua família certamente gera estímulos suficientes para ir em busca de prosperidade para os negócios, o que ocorrerá com maior probabilidade, com inovação. Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...