domingo, 26 de junho de 2022

Grandes Lições

 


A vida parece ter ficado mais complicada, não é mesmo? É impressionante quanta gente está disposta a reclamar e xingar por qualquer situação! Assim é difícil ser feliz! Para compartilhar, trago hoje alguns trechos das crônicas de Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, empresário e escritor de muitos títulos.

As recomendações começam com ser ético e estudar muito. A vitória que vale a pena é a que aumenta a dignidade e reafirma valores profundos, enquanto as atitudes que atrapalham os outros para subir despertam o desejo de vingança e, conviver com isso gera barreiras a felicidade. A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer e isso é possível com muito estudo.

Acredite sempre no amor e curta muito a sua companhia, mas lembre que casamentos e amizades dão certo para quem não é dependente. Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro uma vida nas nuvens é fonte de frustração.

O amor é um jogo cooperativo, lembra o autor, pois quem está junto deve jogar no mesmo time. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento é masoquismo, estimulando dificuldades para a própria vida. Quem quer continuar e ser feliz deve enterrar o passado para viver feliz. Todo mundo erra, e preciso lembrar que cada um de nós também. Por estas e outras, arrisque!

Tenha amigos vencedores e aproxime-se de pessoas com alegria de viver e por isso, a recomendação é para ampliar os relacionamentos profissionais. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão.

Seja grato a quem participa de suas conquistas, pois quem costuma vencer sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Lembre que agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.

Eleve suas expectativas, pois pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem frases como: "isso não é para nós" ou “quem somos nós para isso”. Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo e por isso é preciso ter metas claras.  A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas como amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras o sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.

Cuide bem do seu corpo, pois ele é o seu tempo. Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável e gostar de si mesmo ajuda os outros a gostarem também.

Celebre suas vitórias para que o seu corpo, mente e espírito ajudem a conquistar mais. Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes e... Perdoe!

Seja simples. Retire da vida tudo o que dá trabalho e preocupação desnecessários.

Shinyashiki recomenda ainda que tenhamos um orientador, afirmando que viver sem, é decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.

Jogue fora o vício da preocupação, pois viver tenso e estressado está virando moda. Ao conversar com contatos do meio profissional parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis atualmente. E o que é incompatível com o sucesso é ter uma vida ruim. Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas. Resolva os problemas de forma rápida e assertiva!

Relembre estas reflexões com frequência e seja mais feliz!

Um abraço e até a semana que vem!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...