domingo, 19 de junho de 2022

Habilidades profissionais mais procuradas

 


O Fórum Econômico Mundial mantem um trabalho ativo entre uma edição e outra, principalmente com publicações sobre as tendências apresentadas e debatidas nos encontros. Uma destas publicações aborda um conjunto de 10 habilidades mais procuradas nos ambientes de trabalho, citadas pelos maiores líderes mundiais e seus assessores, presentes no Fórum e hoje as trazemos para este espaço.

Os estudos também indicam que 50% de todos os trabalhadores precisarão ser requalificados em boa parte de suas funções, até 2025. Estas aptidões que deverão ser incorporadas por um número cada vez maior de trabalhadores são particularmente importantes em setores de rápido crescimento, indústrias que tenham projetos inovadores, negócios com forte atuação em tecnologia da informação e comunicação, assistência médica e serviços de informação que dependem das capacidades colaborativas e adaptativas dos profissionais.

Completar as lacunas de habilidades, especialmente as finas e leves, exigirá muito mais do que treinamento técnico adicional. Os empregadores querem cada vez mais que os novos contratados tenham um conjunto de habilidades que sejam fundamentais para o sucesso naquele setor. Antecipando o cenário de empregos no futuro, o Fórum Econômico Mundial identificou essas habilidades essenciais para manter a empregabilidade e buscar novas oportunidades. São habilidades que os profissionais precisarão cultivar para se manter e crescer nas organizações que precisam mudar e de maneira rápida para serem negócios do século XXI.

As seguintes habilidades profissionais estão entre as mais procuradas pelos executivos participantes do Fórum Econômico Mundial:

- pensamento crítico, analítico e sistêmico;

- foco nas soluções;

- capacidade para analisar e inovar rápido;

- aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;

- resolução de problemas complexos;

- criatividade, originalidade e iniciativa;

- liderança e influência social;

- uso, monitoramento, projeto, programação e controle de tecnologia;

- resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;

- raciocínio lógico e ideação.

Dominar estas habilidades, que em sua maioria, são habilidades sociais, sabidamente não é simples, pois são mais subjetivas do que as habilidades técnicas e, muitas vezes, mais desafiadoras para desenvolver. As vezes é necessário preparar estudantes para empregos que só vão existir quando eles se formarem e para tecnologias que só serão inventadas quando eles irão atuar profissionalmente, além de serem capazes de solucionar problemas que não estão no radar de ninguém. As escolas, faculdades e universidades precisam cada vez mais auxiliar na construção destas habilidades essenciais, incorporando como parte da cultura das instituições, estabelecendo padrões para melhorar sua entrega e preparar seus egressos para trabalhar em ambientes dinâmicos.

Para dotar os profissionais destas habilidades, tanto as instituições de ensino, quanto as famílias, os próprios estudantes e os profissionais egressos, precisam avaliar o desenvolvimento dessas habilidades menos tangíveis, mas essenciais, como as estratégias de empregabilidade de médio e longo prazo. Ações deste tipo requerem mudanças na mentalidade do corpo docente para que desenvolvam estas habilidades integradas com os conteúdos obrigatórios legalmente. Assim, tem mais chance dos estudantes liberarem todo o seu potencial e se tornarem colaboradores mais engenhosos, receptivos e resilientes para suas comunidades e para o mundo.

Um abraço e até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...