Vivemos agora o “rescaldo” do
ambiente eleitoral que estávamos mergulhados nos últimos meses. Para quem gosta de estratégia e, ou de acompanhar a
ação das diferentes agremiações, o desenrolar das campanhas, o resultado da
eleição é a consequência das ações de cada grupo frente às ações dos demais.
Para vencer uma
eleição, muitas vezes todos os quesitos da boa gestão precisam ser aplicados.
Primeiramente, é fundamental uma boa pesquisa para indicar qual a melhor
composição da chapa e outra para identificar quais as principais necessidades de
cada segmento da população. A estrutura organizacional da coordenação de
campanha, com lideranças preparadas para dar uma boa governança para as
diferentes equipes é o primeiro ponto fundamental
para um bom trabalho. A apresentação visual da campanha, conforme pesquisas e
vários autores de marketing eleitoral, gera a percepção mais marcante no
eleitorado e precisa ser atendida com o máximo de atenção ao longo de TODA a
campanha, que deve dar uma impressão de crescimento e nunca de estagnação e
retrocesso. Cerca de 83% das pessoas gravam muito mais o que veem, do que o que
escutam. Avaliar continuamente o desempenho da campanha através de 4 a 6
pesquisas ao longo do pleito, sempre acompanhadas de uma boa análise
estratégica da evolução de todos os candidatos em cada um dos segmentos, bem
como as tendências é fundamental, pois algumas vezes um resultado correto, mas
mal interpretado, pode levar a um erro importante. Após a cada pesquisa, o
planejamento da campanha deve ser imediatamente revisado e a partir dele, ter
construído um plano de ação para dar conta das correções de rumo apontadas na
pesquisa. É preciso também fazer um check list para ver se tudo o que foi
planejado a partir da pesquisa anterior foi executado a contento. A pesquisa
seguinte deve avaliar a eficiência das ações realizadas no período.
Planejamento e
organização são fundamentais para qualquer campanha ser vitoriosa e por isso,
fazer uso estratégico da informação da sua posição e da posição dos adversários
faz muita diferença. Uma postura propositiva é cada vez mais bem vista pela
população. É cada vez mais notório o que os cientistas políticos vêm mostrando,
mas que muitas candidaturas ou não sabe, ou esquecem, infelizmente. O fato é
que muitas questões que são discutidas em campanhas eleitorais, são importantes
e são lembradas apenas pelo meio político. A população, os eleitores estão
ávidos para saberem como cada candidato poderá melhorar a vida de cada pessoa.
Desta forma, uma das principais estratégias de uma campanha eleitoral é o
posicionamento, ou seja, como a candidatura irá se posicionar na mente das
pessoas. Outra estratégia de suma importância é o foco, pois não é possível
gravar todo o volume de propostas na mente todos os eleitores. Por isso, para
cada segmento de eleitores, é preciso focar num pequeno conjunto diferente de
propostas para serem melhor promovidas e valorizadas.
Para finalizar, lembro que a boa gestão, a
organização e o planejamento da campanha podem ser um excelente exercício para desenvolver
as mesmas práticas ao longo dos mandatos!
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