"Um
profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos
produtos". A frase que compartilho nesta semana é de Philip Kotler, lembrando
que quem tem clientes pode ter muito o que oferecer a eles e é por isso que se diz que o nosso principal
negócio é o cliente, relação na qual os bens ou serviços farão o papel de
satisfatores de algumas necessidades.
Já se ouviu falar bastante de
que mais importante do que ter as respostas, é ter as perguntas. E a pergunta
vital para seus negócios é “Por quê?”. Alguns exemplos:
- Por que as pessoas compram de
você?
- Por que compram o que você
vende?
- Por que alguns dos
profissionais da sua empresa não conseguem vender sem dar desconto?
- Por que não aumenta o ticket
médio dos seus clientes?
- Por que o mix de produtos é
limitado?
Muitas empresas que estão no mercado passaram
por diferentes “eras”. Conforme a conferencista Sílvia Campos, houve a época da
mansidão, quando existiam poucos concorrentes no mercado e vender era
fácil. Depois houve a época da pressão, na qual a inflação fazia as
vendas serem fechadas rapidamente, antes que os preços subissem. A seguir veio
a época da emoção, em que o otimismo e os ventos da democracia deixavam
todos contentes ao fazer negócios. Seguiu-se a esta, a época da razão,
quando sem inflação e com mais opções, os clientes começaram a escolher melhor
os bens e os serviços.
Estamos agora na era da opção,
onde os clientes não dependem das empresas para se informar, pois em 2
“cliques” eles perguntam nas redes sociais e pesquisam nas páginas de dezenas
de empresas sobre aquilo que você vende. Vêm daí mais alguns “Por quês?” como
Por que eles iriam falar com você? Por que confiariam em você? E, finalmente,
por que comprariam de você?
Na era da opção, ou o nosso
negócio é a melhor opção para o cliente, ou estaremos fora da decisão do
cliente. Precisamos trabalhar com nossas equipes para sermos sempre a melhor
opção daquele cliente que desejamos que fique conosco por muito tempo. Mesmo
para aqueles que têm um alto índice de satisfação dos clientes, a fidelização
destes só será garantida enquanto a sua empresa e seus produtos forem a melhor
opção para estes clientes.
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