Caros leitores, nesta semana, compartilho a frase de Henry Ford “Você não
consegue construir uma reputação naquilo que você pretende fazer.” que nos
lembra que a nossa marca, a nossa reputação, o nosso patrimônio moral, pessoal,
profissional, intelectual e material só é construído a partir daquilo que
efetivamente fazemos. Aquilo que pretendemos fazer só contribui com a nossa
reputação, com a nossa vida de um modo geral, quando transformarmos de fato em
ações e concretas.
Você
já fez uma avaliação para ver quem são os seus clientes mais rentáveis e quem
são os seus clientes mais fiéis? As empresas que fazem esta avaliação descobrem
que os clientes fiéis também são os mais rentáveis, ou seja, fidelidade e
lucratividade tem a mais alta correlação em nossos clientes. Aponto aqui
algumas razões pelas quais os clientes fiéis são mais lucrativos para nossas
empresas:
- Os clientes fiéis
são mais lucrativos por que podem gastar mais conforme a relação se desenvolve;
- Podem passar a
comprar de um único fornecedor, no caso, a nossa empresa;
- Clientes fiéis
também custam menos para serem atendidos e cometem menos erros de
interpretação, acesso e uso de bens e serviços;
- Recomendações dos clientes fiéis, para as
pessoas de suas relações, atraem novos clientes para a empresa. Eles agem como
vendedores não pagos e pela sua neutralidade, em alguns cosas com mais
eficiência;
- A confiança leva à disposição para pagar preços constantes ao invés de
procurar descontos e/ou ficar barganhando redução de preços.
Além da
lucratividade, é preciso investir na fidelização de clientes por vários motivos,
mas especialmente para que haja um relacionamento mais saudável, honesto e
duradouro! Com uma base de clientes fiéis, planejar o desenvolvimento do
negócio também fica mais seguro.
Para fidelizar mais
clientes, é preciso construir um relacionamento para fazer com que o cliente
confie em você, na sua equipe e na organização, pois assim ele terá segurança.
Lembre-se que segurança é uma das necessidades mais básicas do ser humano. Se
você, sua equipe, seus produtos e sua empresa passarem segurança para o
cliente, estarão atendendo uma necessidade básica e mais facilmente fidelizarão
seus clientes. A partir da segurança a sua marca poderá aumentar a percepção de
confiança para os clientes e é preciso que todos tenham em mente que a
CONFIANÇA é a base de um relacionamento duradouro!
Procure também ter
indicadores para sua empresa avaliar o aumento da fidelização e como isso
impacta nos negócios. Alguns indicadores sugeridos são: ticket médio, share of
pocket, share of mind, frequência de aquisição, tempo de permanência produtiva
no PDV, dentre outros.
Desenvolva ações
objetivas que fidelizem um número cada vez maior de clientes e você fará mais e
melhores negócios!
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