Aristóteles já propagava que “Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim
no hábito.”
A
frase de Aristóteles é provavelmente o principal princípio da qualidade. O
fator chave da excelência no que se faz já é conhecido, discutido e utilizado
por aqueles que se destacam nos diversos meios há muitos séculos. Infelizmente,
muitos outros ainda buscam explicações ao invés de desenvolver melhores hábitos
e agir diferente.
Você somente consegue realmente utilizar o que lê, o que aprende em cursos,
palestras, ao transformar este conhecimento em hábitos, que possam ser
repetidos diariamente, gerando melhorias contínuas na sua vida, na sua
organização, nos seus negócios. A melhor ferramenta de gestão, a melhor prática
profissional que houver no seu segmento de atividade não vai gerar resultados e
nem contribuir com a excelência, se você não tiver disciplina para incorporar
como rotina, hábito e repetir diariamente.
Além de aprimorarmos constantemente aquilo que fazemos repetidamente, fazendo
melhor e corrigindo eventuais falhas em cada nova oportunidade, estes hábitos vão
fazendo com que sejamos mais conhecidos pela qualidade e foco naquilo que
fazemos. Assim, aquilo que fazemos repetidamente vai nos tranformar em
referência, pelo hábito e também vai fazer parte da nossa marca pessoal e
profissional.
Você deseja aumentar o valor do que você faz? Procure aprimorar a cada dia mais aquilo que você faz, transformando seus hábitos e agregando a excelência à sua marca pessoal.
“O único meio de se fazer um grande
trabalho é amando o que você faz." (Steve Jobs)
Nesta frase, o lendário CEO da
Apple resume em poucas palavras aquilo que muitos pesquisadores vem
evidenciando, muitos autores vem escrevendo e muitos palestrantes vem falando
nos últimos anos. Em outras palavras, Jobs quiz lembrar que só conseguiremos
fazer grandes negócios, se amarmos os negócios, faremos grandes vendas, se
amarmos vender, textos inexquecíveis, se amarmos escrever, aulas inexquecíveis
se amarmos lecionar, produtos excelentes se amarmos aquela atividade, aquele
produto e os clientes daquele produto.
Quando ouço alguns executivos
queixando-se da qualidade do serviço da sua equipe, ou da produtividade da sua
empresa, eu constumo perguntar se já foi avaliadoo quanto cada profissional que
trabalha com ele, ama o que está fazendo, sua empresa, seus produtos, seus
clientes.
Os pesquisadores que estudam cientificamente a motivação são unâmimes em
nos provar que a motivação é o resultado da interação do indivíduo com a
situação. Desta forma, as pessoas vão fazer muito bem, apenas aquilo que
estiverem motivados para fazer, tendo portanto uma interação pessoal com a
situação em que se está envolvido. É preciso investir na avaliação do que
motiva você e sua equipe. Identificado estes fatores, é preciso agir
desenvolvendo um clima e uma relação de trabalho que faça com que cada pessoa
aprenda a amar o que faz e assim desenvolva o seu trabalho cada dia melhor.
É preciso lembrar também que cada pessoa se motiva por situações diferentes
e que portanto, se você desejar ter uma equipe mais ativa, mais envolvida, mais
motivada, amando o que faz, é preciso diversificar os esforços de motivação e
os estímulos promovidos pela sua organização.
Aproveito para desejar a todos, excelentes negócios!
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