Após a divulgação de novos episódios de
contaminação e infecção alimentar de clientes de bares, restaurantes e
indústrias, fica para todos nós que de alguma forma somos consumidores de
serviços de alimentação e alimentos industrializados, a lição de que é preciso
de uma vez por todas uma maior responsabilidade dos proprietários e
trabalhadores dos serviços e indústrias da alimentação, com o que servem e o
que produzem. A maioria dos casos não vai para a grande mídia, mas um número
muito grande de consumidores segue ficando doentes, tendo prejuízos à saúde,
faltando ao trabalho, gerando transtornos para si e onde convivem.
A fiscalização da vigilância sanitária por “n”
motivos não dá conta e muitos estabelecimentos não segue padrões mínimos de
qualidade e boas práticas de manipulação e produção de alimentos. Graças a Deus
e as dicas de minhas colegas de consultoria na área de alimentos, tenho
bastante critério sobre os produtos e os locais onde compro, faço lanches e
refeições, que muitas vezes são fora de casa e por isso, nunca adoeci por
consumo de alimentos contaminados. Mas a todos que vivem esta situação, vale o
alerta de terem muito mais critério na hora de escolher o quê e onde comprar
seus alimentos.
Aos proprietários dos serviços e indústria da
alimentação é preciso lembrar que com mais informação, os consumidores tem cada
vez mais critérios nas suas escolhas e quem não produzir um alimento seguro, vai
perder cada vez mais clientes. Além disso, vale destacar, que um
estabelecimento com casos comprovados de contaminação e intoxicação alimentar,
tem na maioria das vezes, a inviabilização do negócio, tanto pela fuga dos
clientes, como também pelas grandes implicações que podem ser geradas pelas indenizações
que cabem às vítimas. A racionalidade presente na boa gestão manda que sejamos
prevenidos e por isso, recomendo aos gestores dos estabelecimentos que nos
lêem, que revisem permanentemente as suas práticas e das suas equipes, pois
está lá a maior parte do foco dos problemas. A leitura e o entendimento das
normas ou o apoio de uma consultoria podem evitar muitos problemas.
Aproveito o
espaço para desejar sucesso e ótimos negócios aos amigos leitores! Um abraço e
até a semana que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário